Os irmãos de Casavedra que casaram com duas irmãs em Pelotas

Joaquim da Costa Oliveira teve de esperar até atingir os treze anos de idade para partir em direcção ao Brasil. Talvez incentivado pelo seu irmão João, que já lá estava há quatro anos, Joaquim saiu do lugar de Casavedra, na Junqueira, no ano de 1903. Filhos dos lavradores José da Costa Theodoro Oliveira e Maria Rosa Ferreira, eram netos paternos de António da Costa e Joaquina Rosa, e  maternos de António Francisco de Lima e Helena Rosa.

1802980_DSC00491_74

Segundo nos contou um familiar brasileiro, os irmãos Oliveira instalaram-se na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, onde mais tarde se tornariam sócios de um armazém. Em Casavedra deixaram os seus pais mas também outros irmãos e é muito provável que nunca mais tenham regressado a Portugal. Com a morte de Joaquim, em 1964, perdeu-se o contacto com as raízes portuguesas.

PortodePelotasIniciosecXX A vida de Joaquim e João já seria interessante se só tivessemos estes dados, mas a verdade é que a ligação entre eles era muito mais forte do que aquela que pode parecer pela mera descrição das suas actividades de negócios. Acontece que os dois irmãos junqueirenses acabariam por casar… com duas irmãs! E, mais, quando a mulher de João faleceu – deixando três filhos menores – Joaquim e a esposa tomaram em mãos a tarefa de ajudar o viúvo a educar as crianças. Só viriam a ter filhos muito mais tarde, já depois dos 40 anos.

1906

Desta relação nasceram José Carlos (entretanto falecido) e Maria Inah Oliveira, que tem 84 anos e vive em Pelotas. Não deixa de ser um facto curioso que Maria Inah é hoje, em certa medida, a última ponte entre uma Junqueira pobre do início do século XX e aquela cidade de Pelotas que serviu de ponto de viragem para o seu pai em 1903.

Anúncios

2 thoughts on “Os irmãos de Casavedra que casaram com duas irmãs em Pelotas

  1. Olá Nelson,
    Muito obrigada pela importância que deu a história de meu avô JOAQUIM. e meu tio JOÃO.
    Tive o privilégio do convívio,pessoa linda e amada,faleceu quando eu tinha 8 anos.
    Minha Mãe,tem um carinho enorme por Portugal.Eu e meu esposo, estamos programando a viagem para conhecer Junqueira, quem sabe conhecer primos, pois a família era bem grande.
    Abraço muito obrigada.

  2. Boa tarde Nelson,

    Uma história singela, porém para nós que somos parte dela é emocionante.
    Sou neto de Joaquim da Costa Oliveira, que foi casado com Isabel, a quem tive o prazer de conviver por pouquíssimos anos, pois quando ela faleceu eu devia ter 5 anos de idade no máximo. Sou filho de José Carlos, sobrinho de Maria Inah e por consequência primo de Lila que lhe escreveu anteriormente.
    Apenas para citar e fazer parte desta linda história, nosso Tio-Avô João teve 3 filhos conforme mencionastes em seu relato e seus nomes eram João, Nelson e Mário, todos já falecidos.
    Meu Pai casou-se com minha mãe Ivone (também falecida) e tiveram além de mim (Adriano), André e Beatriz. Todos casados e com filhos, eu inclusive com uma filha linda que chama Helena, aliás muito bom saber que, mesmo sem querer homenageei uma bisavó.
    Minha Tia Maria Inah teve 5 filhos, Lila Isabel, Lauro, Heloísa, Ana e minha linda madrinha Maria Helena (falecida).
    Para não fugir das origens de nossos avós aventureiros, estamos hoje espalhados pelo Brasil, mas minha Tia Maria Inah ainda reside em Pelotas.
    Eu e minha esposa Darlene desejamos muito conhecer Portugal no ano que vem, para comemorar nossas bodas de Prata, com certeza Junqueira fará parte do nosso roteiro.

    Muito Obrigado, você não sabe o quanto nos emocionou em saber um pouco mais de nossas origens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s