Marcelina sepultou dois maridos em menos de cinco anos

Não sendo inédita, a história de Marcelina Thereza de Jesus Mandim é no mínimo interessante e merece ser contada. Natural de Rio Mau, Marcelina veio viver para a Junqueira quando se casou, a 1 de Agosto de 1887, com um homem 14 anos mais velho chamado Manuel Gonçalves Ferreira. Ambos lavradores, o casal foi morar para o lugar de Barros, onde a família de Manuel se havia instalado há muitos anos vinda de Arcos.

8715_AMVC_Junqueira_1_999_999

Tiveram pelo menos uma filha, a quem deram o nome de Maria, nascida a 30 de Julho de 1890. Ao contrário de Maria, que viveria até aos 88 anos, Manuel Gonçalves Ferreira viria a falecer aos 53 anos, fustigado por uma doença mas confortado com os sacramentos solenes da Igreja. Estávamos a 15 de Junho de 1896.

É difícil perceber o que passaria pela cabeça desta mulher que, ainda antes de fazer 40 anos, se encontrava viúva e com filhos para criar. O que se sabe é que menos de um ano após a morte de Manuel, Marcelina subia novamente ao altar para se casar com João Joaquim Azevedo. Também ele lavrador e morador em Barros, João era dez anos mais novo que Marcelina.

O casal teve apenas uma filha, Laurinda, nascida a 28 de Fevereiro de 1899. Tal como a meia-irmã Maria, Laurinda teria uma vida longa, e ambas ficariam viúvas durante mais de 20 anos. João é que não teve tanta sorte já que viria a falecer repentinamente aos 33 anos, levando a pobre Marcelina ao cemitério da Junqueira pela segunda vez em menos de cinco anos.

Anúncios

One thought on “Marcelina sepultou dois maridos em menos de cinco anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s