Óbito: Rita Lopes Ferreira (1920-2017)

DSC_0203A morte de um familiar é sempre uma sensação estranha, para a qual a idade e o histórico de relacionamento pouco importam. Rita Lopes Ferreira, uma das pessoas mais velhas da Junqueira, faleceu ontem aos 96 anos. Viúva de Augusto Cerqueira, teve três filhos e nove netos.

Viveu praticamente toda a vida adulta numa casa que deixou de existir na rua da Sra. da Graça. A habitação, verde, com um icónico portão vermelho na frente, escondia atrás de si um quintal cheio de árvores de frutos, que em tempos idos deu maçãs, laranjas, pêras, pêssegos, dióspiros e ameixas. A terra, verdadeira base de sustento caseiro, foi cultivada com rigor diário durante anos a fio por esta mulher que agora desaparece. Todos os anos, era vê-la dedicar-se à plantação de batatas, cenouras, tomates, além de preservar, com o marido, interessantes fileiras de videiras, cujas uvas lhes davam todos os anos generosas pipas de vinho.

Havia galinhas pelo campo, que por vezes acordavam os vizinhos a horas impróprias de manhã. As rolas iam e voltavam todos os dias. O saleiro salgava a comida em tempos que já não são de hoje. Mais recentemente, talvez uns vinte anos, Rita mandou construir um pequeno armazém para aí instalar um fogão a lenha, onde todas as semanas se cozia pão para a família.

Rita Lopes Ferreira nasceu em outubro de 1920, filha de Joaquim Lopes Curval e Maria Gonçalves Ferreira. Extremamente devota à Igreja, viveu grande parte da sua vida sob o regime ditatorial de Salazar. Faz parte de uma geração de homens e mulheres que nunca foram à escola, tendo começado a trabalhar muito cedo. Não sabia ler e escrever mas, tendo decorado as letras do seu nome, conseguia assinar quando isso lhe era solicitado. É por isso um pouco do passado de Portugal que também morre, um país que Rita Lopes Ferreira viu mudar enormemente durante as mais de nove décadas de existência.

O seu corpo vai hoje a enterrar no cemitério da Junqueira, após a cerimónia fúnebre, com início às 11 horas. Paz à sua alma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s