Dados biográficos:

  • – natural de Fradelos, Famalicão
  • casou com Fernanda de Freitas Faria Cunha e Pereira
  • genro de Eliza Ramos de Freitas Faria e Amadeu Fernandes da Costa Faria
  • sobrinho (por casamento) de Amélia Ferreira da Costa Monteiro e de Elizário Monteiro
  • neto (por casamento) de Manuel da Costa Faria e de Emília Ferreira de Sousa Faria
  • sócio da empresa Viação de Parada

AdelinoCunhaePereira

Arquivo Distrital do Porto

Passaportes – Livro 11

Referência: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3539_m0158.tif

AdelinoCunhaPereira

Arquivo Distrital do Porto

Passaportes Ordinários – Livro 31

Referência: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3559_m0129.tif

 

AdelinodeAzevedoCunhaePereira

Arquivo Distrital do Porto

Passaportes Ordinários – Livro 55

Referência: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3583_m0192.tif

AdelinoAzevedoCunhaPereira

Arquivo Distrital do Porto

Passaportes Ordinários – Livro 89

Referencia: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3617_m0367.jpg

Notícias completas:

13 DE DEZEMBRO DE 47 Casamento – Realizou-se na maior intimidade, no dia 29 do mês passado, na Basílica de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, o enlace matrimonial da gentil menina Fernanda de Freitas Faria, filha da sra. D. Eliza Ramos de Freitas Faria e do sr. Amadeu Fernandes da Costa Faria, proprietário na freguesia da Junqueira, deste concelho, com o sr. Adelino Azevedo Cunha e Pereira, proprietário, da freguesia de Fradelos (Famalicão). Aos noivos auguramos as maiores venturas.

15 DE JANEIRO DE 1949 Junqueira, 12 Em Lisboa, onde há anos tinha fixado residência, faleceu há dias a sra. D. Amélia Ferreira da Costa Monteiro, viúva do coronel-médico sr. Dr. Elizário Monteiro. A veneranda extinta, que era possuidora das mais excelsas qualidades de carácter e de coração, era natural desta freguesia, sendo filha do antigo e prestigioso médico nosso conterrâneo sr. Dr. Manuel da Costa Faria e da sra. D. Emília Ferreira de Sousa Faria. Era mãe do sr. Dr. Manuel Cândido de Faria Monteiro, capitão-médico no Algarve e do sr. Engenheiro Elizário de Faria Monteiro, residente em Lisboa; irmã do sr. Amadeu Ferreira da Costa Faria, aqui proprietário, e da sra. D. Albertina da Costa Faria, residente no Porto; e tia da sra. D. Suzana de Lima Costa e do sr. Manuel Costa, este industrial na Trofa; e dos srs. Flávio Freitas Faria, D. Fernanda Faria Cunha e Pereira e Adelino de Azevedo Cunha e Pereira, sócio da empresa de Viação de Parada, todos desta freguesia. A toda a família em luto, os nossos sentidos pêsames.

20 DE JANEIRO DE 1951 Junqueira, 17 Telefones – Está em pleno funcionamento a rede telefónica da Junqueira, grande melhoramento para os povos das freguesias da “Faria”, pois em todas elas se encontram instalados telefones públicos e particulares. Apenas temos a lamentar a deficiência dos telefones instalados que, por contínuas avarias, não permitem a sua utilização constante, o que muitas vezes ocasiona prejuízos e transtornos incalculáveis aos seus possuidores. Para a Direcção-Geral dos C. T. T. chamamos a sua atenção, certos de que rapidamente será remediado este estado de coisas. Publicámos a seguir a lista dos telefones da rede da Junqueira e Parada:

(…)

15 – Adelino Azevedo Cunha e Pereira

(…)

17 DE OUTUBRO DE 1959 Eleições das Juntas de Freguesia Conforme Editais afixados na área deste concelho, realizam-se amanhã, domingo, pelas 9 horas, em todas as freguesias, as eleições administrativas para o quadriénio 1960-1963. O acto eleitoral tem lugar nos edifícios das escolas primárias, com excepção da sede, onde se efectua nos Paços do Concelho, e da freguesia de Parada, que se realiza no prédio da residência do sr. Presidente da Junta. Para cada freguesia foi apresentada uma lista única, a da União Nacional, já aprovada pelo sr. Presidente da Câmara. A seguir, publicamos os nomes dos indivíduos para tal fim indicados: (…) Junqueira Efectivos – Adelino de Azevedo Cunha e Pereira, António da Costa Faria Júnior e Ernesto Cardoso de Oliveira. Substitutos – Manuel Gonçalves Ferreira, Paulino da Costa Amorim e Serafim Martins Ramos. (…)

31 DE OUTUBRO DE 1959 Pelos Bombeiros (…) A Comissão angariadora de fundos para a aquisição da nova “SIRENE”, foi, no passado dia 4 do corrente, de abalada à próspera freguesia da Junqueira. Todos os seus habitantes, gente boa, sã e compreensiva, contribuíram com a mais viva satisfação para a compra da nova “SIRENE”. Concorreram com os seus óbulos, as pessoas seguintes: (…) Com 50$00 – Dr. Carlos Pinto Ferreira, Júlio da Costa Amorim, António Magalhães, António Carvalho de Azevedo, D. Inez Pimenta de Fonseca, José Lopes da Costa, Adelino Augusto Cunha e Pereira e D. Ilda Rebelo de Carvalho. (…) Num total de 922$50. E assim, Junqueira, os seus habitantes, acabavam de escrever mais uma página de amor e caridade. A todos, o nosso “muito obrigado”! (…)

21 DE NOVEMBRO DE 1959 Junqueira, 16 Posse da nova Junta de Freguesia Tomou ontem posse a nova Junta desta freguesia, eleita em 18 de Outubro passado. É constituída pelos srs. António da Costa Faria Júnior, Presidente, Ernesto Cardoso de Oliveira, Secretário e Adelino de Azevedo Cunha e Pereira, Tesoureiro. Estamos certos de que os membros da nova Junta vão corresponder às esperanças que neles depositam os conterrâneos que os elegeram. Muito há a fazer por esta freguesia e o que é preciso é que se queira trabalhar. É sobejamente conhecido que a verba a que estão limitadas as Juntas de Freguesia, mal chega para a conservação do cemitério e isto é, realmente, de lamentar. A Junta pode, no entanto, suprir a falta de verba, insistindo junto das autoridades administrativas respectivas para que estas se lembrem das nossas aldeias que, por vezes, são tão esquecidas. Assim, poderá a nova Junta exercer a sua acção servindo a sua terra e conseguindo que ela progrida. Desejamos aos novos membros da Junta os melhores êxitos. – C.

26 DE OUTUBRO DE 1963 Eleições das Juntas de Freguesia Composição das listas apresentadas para a eleição a realizar amanhã (…) Junqueira – Efectivos, António da Costa Faria Júnior, Adelino Azevedo Cunha e Pereira, Ernesto Cardoso de Oliveira. Substitutos – Paulino da Costa Amorim, Joaquim Gonçalves de Sá, Serafim Martins Ramos. (…)

15 DE FEVEREIRO DE 1964 Pelos Bombeiros Continuamos a publicar os nomes das pessoas que contribuíram, com os seus donativos, para a compra da nova ambulância: Freguesia da Junqueira (…) Com 50$00 Adelino Azevedo Cunha e Pereira, Flávio de Freitas Faria, António Ferreira da Costa Magalhães, António Lucas Patrício, Manuel Lopes Curval, Anónimo, Júlio da Costa Amorim, Alberto Lima Ventura da Conceição, Carlos Rocha e Padres Monfortinos. (…)

18 DE FEVEREIRO DE 1967 Capela de Nossa Senhora do Desterro Vamos trazer hoje aos leitores, os donativos angariados, desde a festa do “Mar-à-Vista”, que um grupo de senhoras da nossa tão distinta colónia balnear organizou, a fim de ajudar a Obra de Nossa Senhora do Desterro. (…) Assim, para a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, foram recebidos os seguintes donativos (…): . Com 200$00 – Adelino Azevedo de Cunha Pereira (…)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s