Dados biográficos:

  • professora
  • irmã de Cândida Ferreira Lopes da Costa (e mais)
  • filha de José Lopes da Costa (professor aposentado) e de Etelvina Ferreira Lopes da Costa
  • casada com Eduardo da Silva Aguiar
  • nora de Manuel Aguiar e de Felismina da Silva Félix
  • cunhada de António Lopes da Costa e de Maria da Conceição Azevedo Lopes da Costa
  • mãe de José e Eduardo Aguiar
  • faleceu no Brasil a 6 de Novembro de 1990

AdiliaFerreiraLopesdaCostaAdiliaFerreiraLopesdaCosta1

AdiliaFerreiraLopesdaCostaFal

Fonte: FamilySearch.org

Notícias completas:

22 DE JUNHO DE 40 Aparece mencionada numa notícia sobre a celebração das Festas Centenárias e Cruzeiro da Independência.

23 DE NOVEMBRO DE 40 Foi a primeira vez nesta freguesia que se realizou uma Missão. Os sermões, três por dia, estiveram a cargo do ver. Frei Gil Alferes, dominicano muito ilustre que deixou nesta terra as mais gratas impressões. Versou nas suas interessantes palestras os assuntos mais variados e palpitantes, quer sob os aspectos religioso e moral, quer social. A concorrência foi muito numerosa, havendo dias em que o vasto templo era pequeno para conter a enorme multidão desta freguesia e das vizinhas. A doutrina por aquele sacerdote expendida era para todos salutar, quer fossem religiosos ou não. Não fazia mal a ninguém ouvi-la… e segui-la. Até para os inteligentes e falsos protectores dos pobres, que tem sempre os lábios abertos para os defender, mas sempre a sua bolsa fechada para os socorrer nas suas necessidades, até a esses fazia bem banharem-se naquelas verdadeiras doutrinas sociais, tão clara e sinceramente expendidas. A festa terminou com uma tocante comunhão solene, tendo o menino Orlando da Costa Pinto Ferreira pronunciado um lindo discurso dedicado aos seus companheiros e ao povo da freguesia, e a menina Adília Ferreira Lopes da Costa, pronunciando uma comovente prece a Nossa Senhora de Fátima.

16 DE AGOSTO DE 47 (Junqueira, 11) Também transitaram para o 6.º ano do mesmo estabelecimento de ensino as meninas Adília e Cândida Ferreira Lopes da Costa, e para o 5.º ano o estudante Rui Ferreira Lopes da Costa.

17 DE JULHO 1948 Junqueira, 11 Fizeram exame do 6.º ano do Liceu, ficando aprovados, os estudantes desta freguesia José Ferreira da Silva e Adília Ferreira Lopes da Costa. E transitaram para o 4º ano os estudantes João Pinto dos Santos Rebelo de Carvalho e Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira. A todos, os nossos parabéns.

19 DE AGOSTO DE 1950 Junqueira, 16 Eis o aproveitamento dos alunos de ensino secundário, especial e superior, desta freguesia, no ano lectivo findo:  António Augusto Gomes Amorim, passou para o 5º ano do Liceu; Fernando José da C. Pinto Ferreira, Eduardo José da C. Pinto Ferreira e José M. Mesquita Ramos, passaram para o 3º ano; Maria Margarida Mesquita Ramos, passou para o 2º ano; Orlando da Costa Pinto Ferreira concluiu o Curso Geral do Liceu; Rui F. Lopes da Costa passou para o 7.º ano; Cândida Ferreira Lopes da Costa e Carmen Ferreira de Azevedo, passaram para o 2º ano da Escola do Magistério Primário; Adília Ferreira Lopes da Costa concluiu o curso desta escola; José Ferreira Lopes da Costa fez o 3º ano da Faculdade de Medicina; e José Ferreira da Silva, fez os preparatórios militares. Também colheram excelente aproveitamento nos Seminários que frequentam, os estudantes Abílio Maria Ferreira, Adelino Maria Ferreira e Júlio Ferreira Lopes.

7 DE SETEMBRO DE 1957 Junqueira, 3 Casamento No passado dia 26, efectuou-se o enlace matrimonial da menina Adília Ferreira Lopes da Costa, digna professora de Ferreiró e filha do sr. José Lopes da Costa (professor aposentado) e da sra. D. Etelvina Ferreira Lopes da Costa, com o sr. Eduardo da Silva Aguiar, comerciante no Brasil, filho do sr. Manuel Aguiar e da sra. D. Felismina da Silva Félix. A cerimónia religiosa foi realizada pelo digno pároco desta freguesia, Pe. Manuel Baptista de Sousa, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Guimarães. Paraninfaram o acto um irmão do noivo, sr. António Lopes da Costa e sua esposa, a sra. D. Maria da Conceição Azevedo Lopes da Costa. Finda a cerimónia, foi oferecido, aos convidados, um primoroso almoço num hotel daquela cidade. Em seguida, os noivos – a quem desejamos uma perene felicidade – seguiram em viagem de núpcias por várias terras de Portugal.

9 DE NOVEMBRO DE 1957  Junqueira, 28 Partidas – Depois de permanecer entre nós uma grande temporada, regressou ao Brasil o sr. Eduardo da Silva Aguiar, acompanhado de sua esposa, a sra. D. Adília Ferreira Lopes da Costa.

1 DE JUNHO DE 1963 Junqueira, 28 Operações No novo Hospital Regional de Braga, vem sendo submetida a várias intervenções cirúrgicas a menina Dra. Maria Margarida M. Ramos. No Hospital da vizinha vila também foi submetida a uma melindrosa operação D. Adília F. Lopes da Costa e numa casa de Saúde do Porto foi operado a uma úlcera João Gomes Araújo. A todos desejamos um completo e pronto restabelecimento.

5 DE NOVEMBRO DE 1966 Falecimentos (…) José Lopes da Costa No passado dia 30, e na sua residência em S. Simão da Junqueira, deste concelho, faleceu, com a idade de 76 anos, o sr. José Lopes da Costa, professor aposentado do ensino primário. O saudoso extinto, era casado com a sra. D. Etelvina Ferreira da Costa, pai das sr.as Dra. Maria Augusta, Odete, Cândida, Alcina e Adília Lopes Ferreira da Costa (ausente no Brasil) e dos srs. António Ferreira da Costa (comerciante em Pernambuco), Dr. José Lopes Ferreira da Costa, médico nos Estados Unidos da América, e Dr. Rui Lopes Ferreira da Costa. Era sogro das sr.as D. Maria da Conceição Carvalho Paiva Lopes da Costa, D. Maria Alice do Espírito Santo Lopes da Costa e da sra. D. Maria Jorge Matos Lopes da Costa e dos srs. Eng Isolino Ferreira de Azevedo, Eduardo da Silva Aguiar e cunhado da sra. D. Maria Alice Belo da Costa e António Ferreira da Costa Magalhães. O professor Costa, ora desaparecido, exerceu na Junqueira, durante mais de 40 anos, a sua profissão e foi, durante muito tempo, naquela freguesia, correspondente do nosso jornal, nele defendendo os interesses da sua terra com aprumo e integridade. O seu funeral realizou-se, após missa de corpo presente, para o cemitério paroquial, com grande acompanhamento de pessoas de todas as classes sociais, ficando o seu corpo depositado em jazigo de família. Renovação apresenta a toda a família enlutada, os seus mais sentidos pêsames.

Anúncios

One thought on “Adília Ferreira Lopes da Costa (F)

  1. Pingback: Junqueira Antiga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s