Albertina Pinho de Moura

Dados biográficos:

– professora da escola da Junqueira

Notícias completas:

28 DE JULHO DE 1912 Abuso de autoridade – A freguesia da Junqueira, deste concelho, anda com os ânimos exaltados desde o dia 22 do corrente, devido a uns maus conselheiros e a pescadores de águas chocas. Trata-se do seguinte.

A professora oficial daquela freguesia, a ex.ma sra. D. Albertina Pinho de Moura, por motivos vários e que não vem agora ao caso por não termos elementos seguros que os comprovem ou não, não tem merecido as simpatias de uma grande parte da freguesia.

Como numa das freguesias deste concelho esteja colocado um professor natural da Junqueira, acharam os elementos discordantes excelente ocasião para, por meio de um acto violento, expulsarem a professora da sua escola. Para isso reuniram-se vários indivíduos da referida freguesia, à frente dos quais se encontrava o regedor e o presidente da comissão paroquial, e dirigindo-se ao edifício escolar, onde a respectiva professora ministrava o ensino, aí lhe foi dito em tom que não admitia dúvida, que se até às 5 horas da tarde do dia 22 não se retirasse da escola, seria obrigada pela força a fazê-lo.

Em seguida eram enviados emissários à administração do concelho contando o sucedido e secundando os protestos dos amotinados. A autoridade administrativa informada do que se estava passando e vendo que o regedor longe de acalmar os espíritos irrequietos era o primeiro a avivar-lhes os ímpetos de revolta, resolveu mandar sindicar dos acontecimentos e suspender desde logo a incompetente e sediciosa autoridade, mandando entregar a regedoria ao substituto. Consta-nos que a professora vai chamar a contas com a justiça, os autores do atentado de que foi vítima.

6 DE ABRIL DE 1913 Movimento Oficial (…) Falecimento – Faleceu em 11-3-913, em Tougues, Manuel Vicente da Cruz Fontes, ex-professor da Junqueira (Vila do Conde) na disponibilidade desde Outubro de 1908. A professora interina da escola, Albertina Pinho de Moura, ficou para todos os efeitos professora efectiva dela, nos termos do artigo 88° do decreto de 29-3-911. (…) in República

22 DE JUNHO DE 1913 Pela Instrução (…) Provimento definitivo – Foi provida definitivamente na escola masculina da Junqueira (Vila do Conde), Albertina Pinho de Moura. (Diário, de 18-6-913).

10 DE AGOSTO DE 1913 Pela instrução (…) Exames do 1° grau – resultado das provas dos alunos propostos pelos professores oficiais do concelho de Vila do Conde: (…) Albertina de Moura, da Junqueira: 1 Optimo. (…)

17 DE AGOSTO DE 1913 Pela Instrução (…) Permuta – Solicitaram permuta dos seus lugares, José Lopes da Costa e Albertina Pinho de Moura, respectivamente professores de Modivas e da Junqueira, concelho de Vila do Conde. (…)

28 DE SETEMBRO DE 1913 Pela Instrução (…) Permuta – Foi autorizado a permuta dos seus lugares aos professores José Lopes da Costa, de Modivas, e Albertina Pinho de Moura, da Junqueira. (…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s