Ana Rosa da Silva

Dados biográficos:

– faleceu em Novembro/ Dezembro de 46

– moradora em Casal do Pedro

Notícias completas:

13 DE DEZEMBRO DE 46 (Junqueira, 3) Desapareceram na semana passada da senda da vida duas criaturas desta freguesia, que por motivos especiais merecem que lhe consagremos aqui duas palavras. Essas criaturas foram Manuel Nogueira da Oliveira, o “Cego da Zica” de 51 anos de idade, e a sra. Ana Rosa da Silva, viúva de 93 anos de idade, ambos do lugar de Casal de Pedro.
O primeiro, além doutras características que o tornaram muito popular, era quem levava a fornada à azenha de várias pessoas do seu lugar, à razão de $50 por fornada, e tocava sino na Igreja mesmo nas noites mais tempestuosas, com uma precisão extraordinária, para todos os actos religiosos.
Para ele, infelizmente cego, não havia noite nem dia, mas lá vinha ele, às cinco horas da manhã, do afastado lugar de Casal de Pedro, despertar com o toque do sino a população adormecida lembrando-lhe os seus deveres religiosos.
A segunda pessoa, de idade bem avançada, trabalhava ainda em todos os serviços agrícolas, mesmo os mais rudes e que exigissem vigor muscular.
Para os dois que tanto lutaram pela vida, oxalá Deus lhes tenha reservado o gozo celeste que não experimentaram nesta vida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s