Angelina Ferreira de Carvalho

Dados biográficos:

  • irmã de Maria Ferreira de Carvalho, Joaquina Ferreira de Carvalho, José Ferreira de Carvalho e Manuel Ferreira de Carvalho

Notícias completas:

8 DE JUNHO DE 1957 Junqueira, 3 Falecimento – Confortada com os Sacramentos da Santa Igreja, faleceu no dia 17 do último mês a sra. D. Joaquina Ferreira de Carvalho. A saudosa extinta, que tinha 70 anos de idade, era irmã das sra. Maria e Angelina Ferreira de Carvalho e dos srs. José e Manuel Ferreira de Carvalho. O seu funeral realizou-se no dia seguinte, e o grande cortejo que ele constituiu foi a prova eloquente de quanto era estimada por toda a gente. Paz à sua alma.

24 DE ABRIL DE 1965 Apareceu morta Nas “Calçadas” de Touguinha, uma septuagenária, que vivia na freguesia da Junqueira Foi grande a emoção do nosso povo ao ter conhecimento do aparecimento do cadáver de uma mulher no campo que margina a estrada, nas Calçadas de Touguinha, na manhã da penúltima 6ª feira. O alarme foi dado por um grupo de operários da Fábrica Rio Ave, que haviam terminado o seu trabalho no turno das 6 horas, ao regressarem a casa. Decorridos alguns momentos, foi reconhecida a vítima – a sra. Angelina Ferreira de Carvalho, de 75 anos, viúva, pequena proprietária, residente na freguesia da Junqueira, deste concelho. A seu lado encontrava-se um cesto com vários ovos partidos e um chaile preto. Avisada a GNR, para ali se dirigiu o comandante do posto desta vila e mais algumas praças, sendo por este comunicado o caso ao Delegado desta comarca. A meio da tarde foi o seu cadáver trasladado para a morgue do cemitério desta vila, a fim de ser autopsiado. A GNR iniciou imediatas investigações, ao aperceber-se de que de crime se tratava, visto a vítima ter várias esquimoses na face, sinais de que lhe fora apertado o pescoço, o que talvez lhe motivara a morte e por ter ainda as orelhas rasgadas e a sangrar. Foi grande a multidão que se juntou no referido local a lamentar o sucedido a uma mulher que havia ficado viúva, pela segunda vez, em Agosto do ano findo. Feitas as partilhas, coube-lhe 24 contos em dinheiro e uma pequena bouça, ao lado da casa onde residia e que já lhe pertencia. Isto e mais algum dinheiro que pudesse ter, constituía toda a sua fortuna. Era uma mulher do campo que, bastante cedo, todas as sextas-feiras, vinha vender géneros caseiros no nosso mercado, onde era bastante conhecida e estimada. Após aturadas investigações levadas a efeito pela GNR, e depois de detidas outras pessoas, foi entregue ao Tribunal desta comarca, como indigitado autor da morte da Angelina Ferreira de Carvalho, o menor de 16 anos José Gonçalves de Azevedo, filho adoptivo do negociante de gado da freguesia da Junqueira, sr. José Ferreira de Carvalho, irmão da vítima.

Touguinha, 20 Crime nas Calçadas? Conforme os jornais diários já noticiaram pormenorizadamente, ainda continua envolvido em denso mistério o caso da septuagenária Angelina Ferreira de Carvalho, que no passado dia 16 apareceu morta nas Calçadas, lugar desta freguesia. Ficou provado em autópsia, ser o estrangulamento consequência da morte. O móbil do crime, bem como o local, deve ser outro, e não aquele que corre na versão pública. Confia-se na acção enérgica das autoridades, para que exemplos destes não frutifiquem jamais.

MAIO DE 1965 Noticiário – Em 16-11-1964 foi-me entregue por Angelina Ferreira de Carvalho a quantia de mil escudos para p SS.mo Sacramento. (Boletim Paroquial da Junqueira)

MAIO DE 1965 Óbitos – Dia 16 de Abril – Angelina Ferreira de Carvalho (crime). in Boletim Paroquial da Junqueira, Maio de 1965.

MAIO DE 1965

Capture2

JUNHO DE 1965 O caso do assassínio de Angelina F. de Carvalho continua a ser investigado pela Policia Judiciária. No fim faremos uma descrição completa da história deste crime. – in Boletim Paroquial da Junqueira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s