António Ferreira da Costa Magalhães

Dados biográficos:

– marido de Cândida da C. Magalhães

– genro de José Lopes da Costa e de Etelvina Ferreira da Costa

– padrinho de uma filha de Joaquim Gonçalves de Sá

– primo de António Lopes Ferreira da Costa

– pai de Fernanda Souto Magalhães

– sogro de Joaquim Ferreira da Costa

– proprietário da Casa Quelhas

 

Notícias completas:

– subscritor do telefone

– deu 20$00 para a Santa Casa da Misericórdia

23 DE NOVEMBRO DE 1940 Publicamos hoje a relação dos subscritores do nosso concelho que, amavelmente, contribuíram para a compra dos novos instrumentos de que a nossa banda de música está sendo dotada. (…) Junqueira – D. Ana Rosa Leite de Sá, 10$00; António Magalhães, 7$50; Padre António J. da Costa e Horácio Dias, 5$00; e Viscondessa Costa, 2$00.

11 DE JANEIRO DE 1947 (Junqueira, 29 de Dezembro de 46) Baptizou-se hoje na nossa igreja uma filhinha do sr. Joaquim Gonçalves de Sá, do lugar da Venda. Foram padrinhos os srs. D. Rita Castro da Costa Amorim e António Ferreira da Costa Magalhães.

5 DE AGOSTO DE 1950 XV Volta a Portugal em Bicicleta (…) Uma “ronda” ao concelho Uma delegação da Comissão Executiva da recepção à Volta a Portugal nesta vila, percorreu no último domingo a maior parte das freguesias do nosso concelho, em missão de propaganda, visitando as casas da especialidade a quem procuraram interessar na concorrência de corredores para a prova que se realiza no sábado, 12 de Agosto, entre ciclistas populares, antecedendo a chegada dos corredores, que está calculada para as 18, 30 h. Em todas elas recebeu a Comissão o mais franco acolhimento, que se traduziu na oferta de prémios e na garantia de angariação de envelopes com dinheiro para os corredores. (…) Na Junqueira, não pôde a Comissão chegar à fala com o sr. Amândio Machado, proprietário da única garagem de bicicletas com que conta a freguesia, mas pode dar-se como certa a sua colaboração. Entretanto, foram recebidos os seguintes prémios: da Farmácia Costa, do sr. António José da Costa Júnior, uma caixa com 12 tubos de creme dentrífico Neodol, um excelente produto que já conquistou o mercado, no valor de 120$00. Do sr. António da Costa Magalhães, com estabelecimento de mercearia, miudezas e todos os materiais de construção, e que ali é conhecida por “Antiga Casa Quelhas”, uma garrafa de Vinho do Porto no valor de 30$00. Do sr. José Quinteira, com loja de fazendas, miudezas, chapéus e grande sortido de calçado, um frasco de perfume no valor de 20$00. (…)

20 DE JANEIRO DE 1951 Junqueira, 17 Telefones – Está em pleno funcionamento a rede telefónica da Junqueira, grande melhoramento para os povos das freguesias da “Faria”, pois em todas elas se encontram instalados telefones públicos e particulares. Apenas temos a lamentar a deficiência dos telefones instalados que, por contínuas avarias, não permitem a sua utilização constante, o que muitas vezes ocasiona prejuízos e transtornos incalculáveis aos seus possuidores. Para a Direcção-Geral dos C. T. T. chamamos a sua atenção, certos de que rapidamente será remediado este estado de coisas. Publicámos a seguir a lista dos telefones da rede da Junqueira e Parada:

1 – Posto Público (em casa do sr. José Quinteira)

2 – Dr. Carlos Pinto Ferreira

3 – Eng. José Ferreira Várzea

4 – Nuno Salgueiro (Quinta do Ral)

5 – D. Olga Pinheiro

6 – João Pacheco T. Rebelo Carvalho

7 – José Gomes Neto (Quinta da Boa-Vista – Casal de Pedro)

8 – Cupertino de Miranda (Ponte D´Ave)

9 – Arnaldo Miranda Guimarães (Ponte D´Ave)

10 – Horácio Nogueira

11 – António Ferreira da Costa Magalhães

12 – Dr. Eduardo Campos Costa

13 – António José da Costa Junior

14 – Joaquim Lopes da Silva

15 – Adelino Azevedo Cunha e Pereira

16 – José Lopes da Costa

17 – José Ferreira de Lima, de Rio Mau

18 – Júlio Bento Simões (Ponte D´Este)

19 – Joaquim Ribeiro (Rio Mau)

20 – Mário da Costa Macedo – Touguinhó

21 – Américo Angeiras – Touguinhó

1 de Parada – Dr. Manuel F. Campos

2 – Abílio Guimarães, de Ferreiró

3 – Viação Costa e Lino, Lda., de Parada

4 – Manuel Gonçalves, de Bagunte

5 – Manuel Carneiro Gonçalves, de Outeiro

6 – D. Beatriz Nóbrega

7 – António José da Fonseca, de Ferreiró

22 DE SETEMBRO DE 1951 Casamento Na segunda-feira última, dia 17, realizou-se o enlace matrimonial da menina Maria da Conceição Carvalho Paiva, desta vila, com o sr. António Lopes Ferreira da Costa, da Junqueira. A cerimónia teve lugar numa capela ricamente armada em casa da família da noiva, tendo celebrado o acto o reverendo Porfírio Alves, prior desta vila que, no momento próprio, dedicou aos nubentes oportunas palavras inspiradas no Evangelho. Serviram de padrinhos, por parte da noiva, sua mãe D. Emília de Carvalho Maia e seu irmão sr. Manuel José de Carvalho Paiva, e por parte dos noivos seus primos D. Aurea Faria Félix e sr. António Ferreira da Costa Magalhães, tendo conduzido as alianças a menina Nelita, graciosa sobrinha da noiva. Finda a cerimónia religiosa, e depois dos recém-casados terem recebido de todos os cumprimentos de parabéns, foi servido um fino “almoço volante” a que assistiram mais de setenta convidados e pessoas de família. Aos brindes, usaram da palavra, manifestando os desejos de felicidades que os noivos merecem pelas suas qualidades e virtudes, os srs. Dr. José Moreira Maia, reverendo Porfírio Alves, Ruy Ferreira da Costa, reverendo Manuel Gomes da Costa (pároco da Junqueira), José Lopes da Costa (pai do noivo), dr. José Casal Pelayo, F. Monteiro e dr. José Lopes Ferreira da Costa. O noivo teve, depois, palavras sentidas de agradecimento e apreço para todos. Aos noivos foram oferecidas muitas e valiosas prendas, em que predominavam artísticos objectos de prata. A meio da tarde, dirigiram-se a Valença, seguindo para Espanha. No dia 16 do próximo mês, embarcarão para a cidade de Recife, no Brasil, em companhia de seu irmão e cunhado sr. Manuel José de Carvalho Paiva.

31 DE MAIO DE 1952 Pela Polícia Municipal Queixas (…) António Ferreira da Costa Magalhães e Inez Cerqueira, ambos da Junqueira, contra Joaquina Cerqueira Neves, da mesma freguesia, por furto de eucaliptos.

19 DE NOVEMBRO DE 1955 Pelo Tribunal Distribuição em 3-11-955 (…) 2ª Secção Acção Sumária – Autor, António Ferreira da Costa Magalhães, viúvo, comerciante. Réus, António Sousa e Silva e mulher, ele madeireiro e ela doméstica, todos da Junqueira. (…)

9 DE JUNHO DE 1956 (Do jornal “Renovação”, de 9-6-1956) Comarca de Vila do Conde Anúncio (1ª publicação) Faz saber que por este Juízo e 2ª Secção de processos, pelos autos de execução de sentença proferida na acção sumária que António Ferreira da Costa Magalhães, viúvo, comerciante, residente na freguesia de Junqueira, move contra António de Sousa e Silva e mulher Olívia Ferreira dos Santos, residentes no lugar do Casal do Pedro, da mencionada freguesia de Junqueira, correm éditos de Trinta Dias, a contar da 2ª e última publicação do respectivo anúncio, notificando a comproprietária Lea Gomes Batista da Costa, menor púbere, ausente em parte incerta do País e com último domicílio conhecido no lugar de Cima de Vila, desta Vila do Conde, de que por despacho de 10 de Março último, proferido a fls. 44 dos mencionados autos, foi ordenada a penhora no “direito e acção a um vinte e quatro avos da Bonça da Subidade, sita na referida freguesia de Junqueira, inscrita na matriz rústica sob o art.º 777-¾ – parte essa que hoje se encontra separada de facto, formando um pequeno prédio murado sobre si a lavradio e com diversas videiras novas, podendo a notificanda no acto da notificação ou dentro do prazo de três dias a contar da mesma, fazer as declarações que entender quanto ao direito dos executantes e ao modo de o tornar efectivo, nos termos do art.º 863.º do Código do Processo Civil. Vila do Conde, trinta de Maio de 1956. O chefe de secção, António Augusto Pino Verifiquei, O Juiz de Direito, Licurgo Augusto dos Santos (C. M.)

13 DE OUTUBRO DE 1956 (Do jornal “Renovação”, de 13-10-56) Comarca de Vila do Conde Anúncio 1ª publicação Faz saber que por este juízo e 2ª Secção da Secretaria Judicial, desta comarca e pelos autos de execução sumária que António Ferreira da Costa Magalhães, viúvo, comerciante, residente na Junqueira, desta mesma comarca, move contra António de Sousa e Silva e mulher Olívia Pereira dos Santos, ele madeireiro e ela doméstica, residentes do lugar do Casal do Pedro, daquela freguesia de Junqueira, correm éditos de Vinte Dias, a contar da 2ª e última publicação do respectivo anúncio, citando os credores desconhecidos dos mencionados executados, para no prazo de dez dias, posteriores aos dos éditos, deduzirem, querendo, os seus direitos na referida execução. Vila do Conde, 3 de Outubro de 1956. O chefe de secção, António Augusto Pino Verifiquei, O Juiz de Direito, Licurgo Augusto dos Santos (C. M.)

19 DE JANEIRO DE 1957 (Do jornal “Renovação”, de 19-1-957) Comarca de Vila do Conde Anúncio (1ª Publicação) Faz saber que no dia oito (8) de Fevereiro próximo, por onze horas, neste Tribunal, se há-de proceder à arrematação, em hasta pública e pelo maior lanço que for oferecido, além do que lhe vai indicado, dos bens abaixo identificados, penhorados nos autos de execução de sentença proferida na acção sumária que António Ferreira da Costa Magalhães, viúvo, comerciante, residente no lugar da Garrida, freguesia da Junqueira, freguesia de Junqueira, desta comarca, move contra os executados António de Sousa e Silva e mulher Olívia Pereira dos Santos, ele madeireiro e ela doméstica, residentes no lugar de Casal do Pedro, da referida freguesia de Junqueira. A pracear – Móveis: 1º – um guarda louça de madeira de castanho e eucalipto, no valor de cem escudos. 2º – uma cómoda de madeira de pinho, no valor de cento e cinquenta escudos. 3º – cinco cadeiras, duas mesinhas de centro e oito colunas em madeira de eucalipto, no valor de cem escudos. 4º – um relógio de mesa, bastante usado, no valor de cinquenta escudos; 5º – um atager com espelho, uma mesa de pinho e um gramofone, em mau estado, no valor de cem escudos. 6º – uma caixa, uma mesa de pinho e um lavatório de ferro com jarro, no valor de cinquenta escudos. 7º – uma caixa, uma mesa e uma masseira, em madeira de pinho, no valor de cinquenta escudos. 8º – uma dorna em madeira de eucalipto de meia pipa e outra dorna velha de meia pipa, no valor de cem escudos. 9º – duas meias pipas e um pipo de sete almudes, no valor de duzentos escudos. 10º – uma balança decimal e respectivos pesos, um de cinco quilos, dois de dois quilos, dois de meio quilo e um de duzentas e cinquenta gramas, no valor de cem escudos. Imóveis: 11º – uma morada de casas torres e térreas, com terreno e horta, sita no lugar de Casal do Pedro, freguesia da Junqueira, que confronta do norte com Bernardino de Oliveira, sul e nascente com caminhos públicos e poente com Joaquina Barbeira, e inscrita na matriz urbana sob o art. 4 e na rústica sob o art. 933, o que vai à praça pelo seu valor matricial corrigido de quatro mil quinhentos e trinta e seis escudos. 12º – Bouça da Subidade, sita no lugar de Casal do Pedro, da freguesia da Junqueira, que confronta a norte com João Rebelo de Carvalho e Américo Fernandes da Silva, poente com José de Oliveira Santos, Luiz Dias e outros e do nascente e do sul com caminhos, inscrita na matriz rústica sob o art. 777 – ¾, que vai à praça pelo seu valor matricial corrigido correspondente de catorze mil, cento e trinta escudos. Pelo presente fica notificada a comproprietária Lea Gomes Baptista da Costa, menor pubere, ausente em parte incerta do país e com último domicílio conhecido no lugar de Cimo de Vila, desta Vila do Conde, do dia, hora e local da referida praça. Para os devidos efeitos, se declara que é depositário dos móveis atrás identificados, José da Silva Ferreira Júnior, casado, proprietário, residente no mencionado lugar de Casal Pedro. Vila do Conde, 12 de Janeiro de 1957. O Chefe da Secção, António Augusto Pino Verifiquei a exactidão. O juiz de Direito, Licurgo Augusto dos Santos (C. M.)

6 DE ABRIL DE 1957 Pelo Tribunal Distribuição em 28-3-1957 1ª secção (…) Autos de posse judicial avulsa, movidos por António Frrreira da Costa Magalhães, viúvo, da freguesia da Junqueira, e Maria Gomes da Silva, casada, da freguesia de Bagunte, contra António Sousa da Silva e mulher Olívia Pereira dos Santos, da freguesia da Junqueira. (…)

5 DE OUTUBRO DE 1957 Junqueira, 26 Casamento – No último dia 19 de Setembro, consorciou-se no Santuário do Sameiro, em Braga, a menina Fernanda Souto Magalhães, estimada filha do importante e conceituado comerciante desta freguesia, proprietário da “Casa Quelhas”, sr. António Ferreira da Costa Magalhães, com o sr. Joaquim Ferreira da Costa, comerciante em Angola. Depois da cerimónia religiosa, foi oferecido aos numerosos convidados um lauto almoço num restaurante daquela cidade, perante o qual usaram da palavra o pároco da freguesia dos noivos, Pe. Manuel Baptista de Sousa, o Pároco de Gavião – Famalicão, Pe. Manuel Gomes da Costa e o professor aposentado sr. José Lopes da Costa, que focaram, em brilhantes improvisos, as excelentes qualidades dos noivos. A estes, que em breve partem para Angola, desejamos muitos prosperidades no futuro.

7 DE JUNHO DE 58 Eleições Foram nomeados para presidir ao próximo acto eleitoral, nas diversas assembleias e secções de voto neste concelho, os srs.: (…) Junqueira – António Augusto Gomes Amorim e António F. da Costa Magalhães. (…)

24 DE JANEIRO DE 1959 Esclarecimento António Ferreira da Costa Magalhães, proprietário da Casa Quelhas, da freguesia da Junqueira, deste concelho, participa aos seus ex.mos clientes e amigos que no dia 28 do corrente, em virtude da visita que àquela freguesia faz nesse dia o sr. Bispo Auxiliar de Braga, terá, da parte de tarde, desse mesmo dia, o seu estabelecimento encerrado.

31 DE OUTUBRO DE 1959 Pelos Bombeiros (…) A Comissão angariadora de fundos para a aquisição da nova “SIRENE”, foi, no passado dia 4 do corrente, de abalada à próspera freguesia da Junqueira. Todos os seus habitantes, gente boa, sã e compreensiva, contribuíram com a mais viva satisfação para a compra da nova “SIRENE”. Concorreram com os seus óbulos, as pessoas seguintes: Com 100$00 – Nuno Villares Salgueiro e José Fernandes Campos. Com 50$00 – Dr. Carlos Pinto Ferreira, Júlio da Costa Amorim, António Magalhães, António Carvalho de Azevedo, D. Inez Pimenta de Fonseca, José Lopes da Costa, Adelino Augusto Cunha e Pereira e D. Ilda Rebelo de Carvalho. Com 30$00 – José Quinteira e Júlio Lopes da Silva Félix. Com 20$00 – Amadeu Faria, Amândio Machado, José Bento Correia, José Ferreira Boucinha, Carlos Gonçalves da Silva Capela, Arnaldo Pinto Braga, D. Amélia Ferreira da Costa, Ernesto Cardoso de Oliveira e um anónimo. Com 10$00 – Alberto Antunes, Júlio Augusto Miranda, João Gomes Araújo, D. Maria Pinto de Lima, Armando da Costa Neves, Joaquim Gonçalves Baptista, Avelino Alves e Armindo da Silva Lopes. Com 5$00 – Alexandrino Cunha, Cândido Alves Remelhe, Joaquim Agra, Adelino Cândido Baptista da Costa, Abel Lopes Moreira, Francisco Lopes da Silva, Galiza de S. Simão e Manuel Baptista da Costa Júnior. Com 2$50 – Tomaz Ferreira Baptista, Carlos Fructuoso da Silva e Adelino Lopes de Almeida. Com 1$50 – Bernardino da Silva. Com 1$00 – Luiz Lopes da Costa, Manuel Fernandes e Marcelino Gomes de Araújo. Com $50 – Cândido Batista da Costa. Num total de 922$50. E assim, Junqueira, os seus habitantes, acabavam de escrever mais uma página de amor e caridade. A todos, o nosso “muito obrigado”! (…)

4 DE NOVEMBRO DE 1961 Assembleias Eleitorais Foram nomeados, para presidirem às Assembleias e Secções de Voto deste Concelho, no acto eleitoral do próximo dia 12, os ex.mos srs.: (…) Junqueira – António Augusto Gomes Amorim e António Ferreira da Costa Magalhães. (…)

15 DE FEVEREIRO DE 1964 Pelos Bombeiros Continuamos a publicar os nomes das pessoas que contribuíram, com os seus donativos, para a compra da nova ambulância: Freguesia da Junqueira Com 250$00: Dr. Eduardo Campos da Costa Com 200$00 António da Costa Faria Com 100$00 Dr. Carlos Pinto Ferreira e Joaquim Ferreira da Costa Com 50$00 Adelino Azevedo Cunha e Pereira, Flávio de Freitas Faria, António Ferreira da Costa Magalhães, António Lucas Patrício, Manuel Lopes Curval, Anónimo, Júlio da Costa Amorim, Alberto Lima Ventura da Conceição, Carlos Rocha e Padres Monfortinos. Com 40$00 José Lopes da Costa Com 30$00 Alcino Costa Fernandes, Padre Manuel Baptista de Sousa e Manuel Domingos e Sá Com 20$00 Manuel da Silva Costa, Carlos da Silva Lopes, Alberto Antunes Lopes da Costa, Serafim Martins Ramos, Alfredo Moreira Maia, António Gonçalves Araújo Ramos, Manuel Campos Ferreira, António da Silva Baptista, Alexandrino Gomes Peniche, D. Maria Gomes da Silva Casa Nova, Ernesto Cardoso de Oliveira, Joaquim Gomes da Silva, Armindo da Silva Lopes, Joaquim Gonçalves de Sá, João da Costa Carneiro, Manuel Lopes da Silva, José Maria Ferreira, Albino Ferreira Boucinha e Manuel Gonçalves Ferreira. Com 10$00 Domingos Lopes Faria, António Pereira Novais, Luís Cândido Baptista da Costa, Manuel Lopes Baptista da Costa, José da Costa e Silva, Adelino Gomes Oliveira, Luis Dias, Joaquim da Costa Santos, João Amorim Silva Capela, Armando da Costa Neves, Carlos Baptista Carvalho, Amândio Machado, António Oliveira, Manuel José Pereira, José de Sousa, Manuel da Costa Ferreira, Joaquim Gomes Ferreira, Alfredo José do Vale, Daniel Ferreira, José Ferreira de Matos, António Ferreira de Matos, José da Costa Oliveira, Domingos Cunha Soares, Manuel José Aguiar, António Gonçalves Faria, Fernando da Silva Fernandes, Francisco Lopes da Silva, Amadeu Alves, Adelino Lopes da Silva e Joaquim Ferreira Matos. Com 7$50 Lino Fernandes Faria e Júlio Balazeiro Amorim Com 5$00 Manuel Rodrigues da Costa, Joaquim Gonçalves Baptista, Adelino Cândido Baptista da Costa, José Lopes Moreira, Constantino Lopes Ferreira, Marcelino Gomes Araújo, José Ferreira da Costa, Carlos Frutuoso da Silva, Augusto Lopes Moreira, Manuel Baptista Carvalho, Marcelino Baptista Oliveira, Américo Cândido Baptista da Costa, Marcelino Baptista da Rocha, Manuel José Luís, D. Maria da Piedade Neves, Francisco Pereira da Costa, José da Costa Campos, D. Odete Ferreira Soares Carneiro, José António Ferreira Alves, Eduardo Silva, António Carreira Faria, Joaquim Gonçalves Gomes, Alexandrino da Silva, José Maria Lopes, Fernando Vilarinho Silva, António Lopes Ferreira, António da Silva Azevedo, David Américo Ferreira Alves, José da Costa Santos, D. Inês Neves Maia, António da Costa Ramos, D. Emília Lopes Curval, António Lopes Alves, Ângelo Dias Ferreira, Alexandrino Machado da Cunha, Isaac Leituga de Sousa, Luís Carvalho da Silva, Abel da Costa Oliveira, José Lopes do Souto, António Francisco Fernandes, António da Costa Cardoso Barbosa, Júlio Pereira da Silva, Carlos Faria, Paulino Ferreira Matos, Manuel Fernandes, D. Diolinda Ferreira Matos, Augusto Cerqueira, António Ferreira da Silva, Francisco Pereira dos Santos, D. Arminda da Silva Cerqueira, Aníbal Moreira Mesquita, D. Olívia Rodrigues Palácio, Laurentino Alves das Neves, António de Oliveira Carvalho, D. Maria Alves de Oliveira, D. Maria Amélia Baptista, D. Albertina Joaquina Ferreira, Manuel Gomes Pereira, Joaquim Agra, Albino Lopes Ferreira, António Martins Ferreira da Costa, Adelino Oliveira Curval, Manuel da Costa e Silva, António Vilas-Boas, Manuel Silva, Manuel António Faria, António Joaquim Monteiro da Silva, D. Maria da Silva Ferreira, José Gomes Lameiro, Manuel Alves Amorim, Manuel da Silva Pereira, Manuel Capela, José Martins, Horácio da Silva Pereira, Joaquim Gomes da Silva, Horácio Costa Santos, José Ferreira da Costa, David Lopes Azevedo, Álvaro Gonçalves da Costa, Joaquim Lopes da Silva, Armindo Leites, José Lopes da Silva e Joaquim Lopes da Silva. De diversos, com importância inferiores a 5$00 – 257$30.

JUNHO DE 1965 Benfeitores do Boletim – Pelo número anterior ofereceram: António Magalhães, 2$50; (…) – in Boletim Paroquial da Junqueira.

5 DE NOVEMBRO DE 1966 Falecimentos (…) José Lopes da Costa No passado dia 30, e na sua residência em S. Simão da Junqueira, deste concelho, faleceu, com a idade de 76 anos, o sr. José Lopes da Costa, professor aposentado do ensino primário. O saudoso extinto, era casado com a sra. D. Etelvina Ferreira da Costa, pai das sr.as Dra. Maria Augusta, Odete, Cândida, Alcina e Adília Lopes Ferreira da Costa (ausente no Brasil) e dos srs. António Ferreira da Costa (comerciante em Pernambuco), Dr. José Lopes Ferreira da Costa, médico nos Estados Unidos da América, e Dr. Rui Lopes Ferreira da Costa. Era sogro das sr.as D. Maria da Conceição Carvalho Paiva Lopes da Costa, D. Maria Alice do Espírito Santo Lopes da Costa e da sra. D. Maria Jorge Matos Lopes da Costa e dos srs. Eng Isolino Ferreira de Azevedo, Eduardo da Silva Aguiar e cunhado da sra. D. Maria Alice Belo da Costa e António Ferreira da Costa Magalhães. O professor Costa, ora desaparecido, exerceu na Junqueira, durante mais de 40 anos, a sua profissão e foi, durante muito tempo, naquela freguesia, correspondente do nosso jornal, nele defendendo os interesses da sua terra com aprumo e integridade. O seu funeral realizou-se, após missa de corpo presente, para o cemitério paroquial, com grande acompanhamento de pessoas de todas as classes sociais, ficando o seu corpo depositado em jazigo de família. Renovação apresenta a toda a família enlutada, os seus mais sentidos pêsames.

18 DE FEVEREIRO DE 1967 Capela de Nossa Senhora do Desterro Vamos trazer hoje aos leitores, os donativos angariados, desde a festa do “Mar-à-Vista”, que um grupo de senhoras da nossa tão distinta colónia balnear organizou, a fim de ajudar a Obra de Nossa Senhora do Desterro. (…) Assim, para a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, foram recebidos os seguintes donativos (…): Com 500$00 – Júlio da Costa Amorim. Com 200$00 – Adelino Azevedo de Cunha Pereira. Com 100$00 – António Ferreira da Costa Magalhães, Alcino da Silva e António da Costa Faria. Com 50$00 – Manuel Silva. Com 20$00 – João Carneiro e Manuel Lopes Baptista da Costa (Todos da JUNQUEIRA). (…) Com 1500$00 – A. Ferreira da Costa & Irmão, Lda (Serração de Madeiras), da Junqueira. (…)

19 DE OUTUBRO DE 1968 Junqueira, 16 Melhoramento importante Pelas 11 h. do passado dia 13, a fidalga freguesia da Junqueira reuniu para prestar homenagem a um filho seu que, embora resida em Recife – Pernambuco – Brasil, tem a sua terra no coração e ama, não só os vivos, mas também os mortos. Quando, há anos, aqui esteve, ao ver que o nosso cemitério precisava de água para que as flores que se colocam à memória dos mortos se mantenham sempre vivas, dotou aquele lugar sagrado com um poço, melhoramento, sem dúvida, de grande importância. Como não podia deixar de ser, a Junta de Freguesia e o sr. António Ferreira da Costa Magalhães mandaram colocar, ali, uma placa, que a menina Angélica Maria Magalhães da Costa, netinha do sr. Magalhães, descerrou, dando ensejo a que se proferissem algumas palavras de agradecimento ao sr. Eduardo Ferreira Carvalho de Azevedo pelo melhoramento concedido e de parabéns ao sr. António Magalhães e à Junta de Freguesia, por estarem atentos a tão oportuna benemerência. – C.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s