Dados biográficos:

  • filho de Carlos Pinto Ferreira e Felismina 
  • nasceu a 28 de Junho de 1936
  • irmão de Orlando e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira

FernandoJosedaCostaPintoFerreira

Arquivo Distrital do Porto

Registo de Passaportes – Livro 89

PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3617_m0181.jpg

Notícias completas:

24 DE JUNHO DE 44 Aniversários (…) No dia 28, os meninos Eduardo José e Fernando José da Costa Pinto Ferreira, filhos do nosso estimado director sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira.

2 DE JULHO DE 1949 Junqueira, 29 Vieram coroados os seus esforços do melhor êxito, transitando de Classe no Liceu, os seguintes estudantes desta freguesia: – Fernando José da Costa Pinto Ferreira, Eduardo José da Costa Pinto Ferreira e José Manuel Mesquita Ramos, para a 2ª classe; António Augusto Gomes Amorim, para a 5ª classe e Rui Ferreira Lopes da Costa, para 7ª classe.

19 DE AGOSTO DE 1950 Junqueira, 16 Eis o aproveitamento dos alunos de ensino secundário, especial e superior, desta freguesia, no ano lectivo findo:  António Augusto Gomes Amorim, passou para o 5º ano do Liceu; Fernando José da C. Pinto Ferreira, Eduardo José da C. Pinto Ferreira e José M. Mesquita Ramos, passaram para o 3º ano; Maria Margarida Mesquita Ramos, passou para o 2º ano; Orlando da Costa Pinto Ferreira concluiu o Curso Geral do Liceu; Rui F. Lopes da Costa passou para o 7.º ano; Cândida Ferreira Lopes da Costa e Carmen Ferreira de Azevedo, passaram para o 2º ano da Escola do Magistério Primário; Adília Ferreira Lopes da Costa concluiu o curso desta escola; José Ferreira Lopes da Costa fez o 3º ano da Faculdade de Medicina; e José Ferreira da Silva, fez os preparatórios militares. Também colheram excelente aproveitamento nos Seminários que frequentam, os estudantes Abílio Maria Ferreira, Adelino Maria Ferreira e Júlio Ferreira Lopes.

23 DE ABRIL DE 1960 Universitários A passar as férias da Páscoa, com suas famílias, encontram-se nesta vila os universitários (…) Fernando José da Costa Pinto Ferreira (…), todos distintos alunos da Universidade de Coimbra.

3 DE SETEMBRO DE 1960 Da Junqueira Passeio turístico Integrado no Órfeão Académico de Coimbra, encontra-se em Angola o estudante universitário desta freguesia, sr. Fernando José da Costa Pinto Ferreira.

4 DE AGOSTO DE 1962 Da Junqueira Falecimento Às primeiras horas da madrugada do passado dia 29, faleceu a sra. D. Guilhermina Ferreira Campos, de 88 anos de idade, deixando a família mergulhada na mais profunda consternação. A saudosa extinta era casada com o sr. José Baptista da Costa, já falecido; mãe das sras. D. Felismina Campos Costa Pinto Ferreira e Emelina Campos Costa de Araújo e do sr. Dr. Eduardo Campos Costa; sogra dos srs. Drs. Carlos Pinto Ferreira, ilustre Presidente da Câmara Municipal deste concelho, e António Sampaio de Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do concelho vizinho; e avó da sra. D. Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira Amorim, ausente no Brasil e casada com o sr. João Gomes da Costa Amorim, da menina Maria Eduarda Costa de Araújo e dos srs. Orlando da Costa Pinto Ferreira, casado com a sra. D. Maria da Conceição Pontes Pinto Ferreira, Fernando José da Costa Pinto Ferreira, Eduardo da Costa Pinto Ferreira e Sérgio da Costa Araújo. Era uma senhora muito estimada por quantos a conheciam, porquanto era possuidora das mais nobres e excelsas virtudes. O amor ao semelhante foi um sentimento que constantemente se revelava em actos de caridade. Na verdade, os mais desventurados, os mais desprotegidos da fortuna, sempre encontraram no coração bondoso da sra. D. Guilhermina o alívio das suas dores; nunca negou uma esmola a quem alguma vez lha pediu; a sua casa, amparo de muitas famílias, todos acolhia com a mais extrema compaixão pelo infortúnio, todos acarinhava num amplexo de amor. Os seus profundos sentimentos religiosos manifestaram-se durante a sua vida numa frequência assídua dos sacramentos e em dádivas pródigas para a conservação e melhoramentos da Igreja Paroquial. O funeral da saudosa extinta, que a todos deixou profunda mágoa, realizou-se no dia seguinte, pelas 10 horas, da sua residência, no lugar da Garrida, para jazigo de família no Cemitério Paroquial. No préstito fúnebre incorporaram-se centenas de pessoas de todas as classes sociais, desde os mais humildes a quem protegeu, até às mais altas individualidades com quem contactou. Este extenso cortejo que a acompanhou até à sua última morada foi a prova eloquente da estima que grangeara no coração de quantos a conheciam. A urna foi conduzida num luxuoso carro fúnebre, atrás do qual seguiam pessoas de família e uma extensa fila de automóveis. A chave da urna foi conduzida pelo neto da falecida, sr. Orlando da Costa Pinto Ferreira. À família enlutada, os nossos mais sentidos pêsames. – C.

17 DE SETEMBRO DE 1966 Falecimentos D. Maria Pinto de Lima Ferreira Na sua casa da Senhora da Graça, em S. Simão da Junqueira, deste concelho, faleceu, no passado dia 11, a sra. D. Maria Pinto de Lima Ferreira, de 86 anos, proprietária, viúva do saudoso Junqueirense Manuel Lopes Ferreira. A extinta, que pelos seus dotes de carácter, conquistara gerais simpatias de toda a gente daquela freguesia, era Mãe extremosa das sras. D. Ana Pinto Ferreira Quinteira, D. Deolinda Pinto Ferreira de Oliveira e dos srs. Dr. Carlos Pinto Ferreira, ilustre Director deste semanário, e dr. Manuel Pinto Ferreira, ; sogra das sras. D. Felismina de Campos Costa Pinto Ferreira e D. Corina Moreira Pinto Ferreira e dos srs. Ernesto Cardoso de Oliveira e José Quinteira; avó da sra. D. Maria Emelina Campos Ferreira Amorim (ausente no Brasil), do sr. Eng. Orlando Campos Pinto Ferreira, Drs. Fernando José e Eduardo José Pinto Ferreira; e dos estudantes universitários Manuel Bento, José Luiz, Rui Moreira Pinto Ferreira e José César Pinto Ferreira de Oliveira. O seu funeral, que teve lugar no dia seguinte, constituiu uma grandiosa manifestação de pesar, nele se incorporando centenas de pessoas de todas as condições sociais quer desta vila, quer dos concelhos limítrofes, e ainda da cidade do Porto. De casa para o cemitério, efectuaram-se dois turnos, sendo a chave da urna entregue a seu neto, sr. Eng. Orlando Pinto Ferreira. Renovação apresenta a toda a família enlutada, muito especialmente ao seu estimado Director, sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira, as suas mais sentidas condolências.

24 DE JUNHO DE 1972 Aniversários (…) No dia 28, os srs. Drs. Fernando José e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira, da Junqueira. (…)

22 DE JUNHO DE 1974 Aniversários (…) No dia 28, os srs. drs. Fernando José e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira, da Junqueira; (…)

28 DE JUNHO DE 1975 Aniversários Hoje, srs. Drs. Fernando José e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira, da Junqueira; (…)

23 DE JUNHO DE 1976 Aniversários (…) No dia 28, srs. drs. Fernando José e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira, da Junqueira, (…)

22 DE JUNHO DE 1977 Fizeram anos: (…) Dia 28, os srs. Dr. Fernando José e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira, da Junqueira; (…)

23 DE JUNHO DE 1978 Fazem anos: (…) No dia 28, os srs. Drs. Fernando José e Eduardo José da Costa Pinto Ferreira, da Junqueira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s