Dados biográficos:

  • estudante em 1942
  • emigrou para o Brasil em 1950
  • filho de José da Costa Amorim e Maria Gomes da Silva Casanova
  • irmão de António Augusto da Costa Amorim e Paulino Gomes da Costa Amorim
  • cunhado de Maria Gonçalves de Azevedo
  • casou com Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira a 7 de Maio de 1960
  • pai de Eduardo José Pinto Ferreira Amorim

JoaoGomesdaCostaAmorim1JoaoGomesdaCostaAmorim2

Fonte: FamilySearch.org

Notícias completas:

22 DE AGOSTO DE 42 Exames – Do Exmo. Delegado Escolar neste concelho recebemos a relação dos alunos aprovados nos exames de 2.º grau, que gostosamente transcrevemos.
Foram admitidos a exame 268 alunos, dos quais apenas 13 ficaram reprovados. Dos restantes, 58 obtiveram a classificação de distintos, 193 ficaram simplesmente aprovados e faltaram 4 às provas. O presente resumo é suficientemente lisonjeiro, e dispensa-nos de maiores comentários e mais louvores. É-nos grato, porém, registar o zelo e a dedicação dos nossos professores que os números acima referidos claramente demonstram e sobejamente atestam. (…) Junqueira – António da Cruz Ferreira e Albertina Ferreira de Faria, distintas. António Maria Ferreira, Eduardo J. Costa Campos, João G. Costa Amorim, José Lopes da Silva, Paulino G. Costa Amorim, Ricardo da Costa e Silva e Fernanda Souto Magalhães, aprovados. (…)

26 DE JULHO DE 58 Junqueira, 22 Chegadas – Depois de passar oito anos na cidade do Recife – Pernambuco, chegou há dias a esta freguesia, sua terra natal, com o fim de passar uma temporada de repouso, o sr. João Gomes da Costa Amorim, comerciante naquela cidade brasileira. Os nossos cumprimentos e desejos de que se encontre bem entre nós.

14 DE MAIO DE 1960 Junqueira 9 Casamento elegante No passado dia 7 do corrente, uniram-se pelo santo sacramento do matrimónio, a menina Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira, filha do sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira, ilustre presidente da nossa Câmara Municipal e director deste jornal, e da sra. D. Felismina Campos Costa Pinto Ferreira, e o sr. João Gomes da Costa Amorim, filho do sr. José da Costa Amorim (já falecido), e da sra. D. Maria Gomes da Silva Casanova. O acto religioso realizou-se pelas 12 horas, na nossa Igreja Paroquial, com a assistência de muitos ilustres convidados, ao qual presidiu o Padre Manuel José Gomes da Costa Amorim, Pároco de Beiriz, e primo do noivo, que proferiu uma brilhante e emotiva alocução para apontar aos noivos o caminho a seguir na nova vida de casados. Celebrou a Santa Missa o pároco desta freguesia. Paraninfaram, por parte da noiva, a sra. D. Emelina Campos Costa de Araújo e o sr. Dr. Manuel Pinto Ferreira; e por parte do noivo, a sra. D. Georgete de Lima Amorim e o sr. António Amorim, primos do noivo. Em seguinda, os noivos e convidados dirigiram-se, em automóvel, para casa dos pais da noiva, onde foi servido um primoroso copo de água. Durante o percurso, os noivos tiveram de se apear várias vezes para pisarem lindos tapetes de flores com que vários grupos de raparigas os homenagearam. Os noivos seguiram em viagem de núpcias para o Sul do País. Aos nubentes, os nossos desejos de muitas felicidades.

27 DE AGOSTO DE 1960 Junqueira, 18 Partida Depois de passar um período de férias nesta sua terra natal, regressou a Recife – Pernambuco o sr. João Gomes da Costa Amorim, acompanhado de sua esposa a sra. D. Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira. Os nossos sinceros desejos de que façam uma boa viagem.

4 DE AGOSTO DE 1962 Da Junqueira Falecimento Às primeiras horas da madrugada do passado dia 29, faleceu a sra. D. Guilhermina Ferreira Campos, de 88 anos de idade, deixando a família mergulhada na mais profunda consternação. A saudosa extinta era casada com o sr. José Baptista da Costa, já falecido; mãe das sras. D. Felismina Campos Costa Pinto Ferreira e Emelina Campos Costa de Araújo e do sr. Dr. Eduardo Campos Costa; sogra dos srs. Drs. Carlos Pinto Ferreira, ilustre Presidente da Câmara Municipal deste concelho, e António Sampaio de Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do concelho vizinho; e avó da sra. D. Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira Amorim, ausente no Brasil e casada com o sr. João Gomes da Costa Amorim, da menina Maria Eduarda Costa de Araújo e dos srs. Orlando da Costa Pinto Ferreira, casado com a sra. D. Maria da Conceição Pontes Pinto Ferreira, Fernando José da Costa Pinto Ferreira, Eduardo da Costa Pinto Ferreira e Sérgio da Costa Araújo. Era uma senhora muito estimada por quantos a conheciam, porquanto era possuidora das mais nobres e excelsas virtudes. O amor ao semelhante foi um sentimento que constantemente se revelava em actos de caridade. Na verdade, os mais desventurados, os mais desprotegidos da fortuna, sempre encontraram no coração bondoso da sra. D. Guilhermina o alívio das suas dores; nunca negou uma esmola a quem alguma vez lha pediu; a sua casa, amparo de muitas famílias, todos acolhia com a mais extrema compaixão pelo infortúnio, todos acarinhava num amplexo de amor. Os seus profundos sentimentos religiosos manifestaram-se durante a sua vida numa frequência assídua dos sacramentos e em dádivas pródigas para a conservação e melhoramentos da Igreja Paroquial. O funeral da saudosa extinta, que a todos deixou profunda mágoa, realizou-se no dia seguinte, pelas 10 horas, da sua residência, no lugar da Garrida, para jazigo de família no Cemitério Paroquial. No préstito fúnebre incorporaram-se centenas de pessoas de todas as classes sociais, desde os mais humildes a quem protegeu, até às mais altas individualidades com quem contactou. Este extenso cortejo que a acompanhou até à sua última morada foi a prova eloquente da estima que grangeara no coração de quantos a conheciam. A urna foi conduzida num luxuoso carro fúnebre, atrás do qual seguiam pessoas de família e uma extensa fila de automóveis. A chave da urna foi conduzida pelo neto da falecida, sr. Orlando da Costa Pinto Ferreira. À família enlutada, os nossos mais sentidos pêsames. – C.

29 DE SETEMBRO DE 1962 Doente Por via aérea, a fim de se submeter a uma operação cirúrgica, regressou do Recife – Brasil, à sua casa da freguesia da Junqueira, a sra. D. Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira Amorim, dedicada esposa do nosso amigo e conterrâneo sr. João Gomes Amorim, comerciante naquela cidade e filha do nosso prezado Director sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira, Presidente do Município.

11 DE JULHO DE 1964 Chegadas De visita a sua família, encontra-se na freguesia da Junqueira a sra. D. Emelina Pinto Ferreira Amorim, dedicada esposa do sr. João Gomes Amorim, conceituado comerciante na cidade do Recife – Brasil.

1 DE DEZEMBRO DE 1973 Partidas Depois de umas curtas férias na Junqueira, regressou ao Recife o nosso prezado amigo sr. João Gomes da Costa Amorim, que goza tanto no nosso meio, como na grande metrópole nordestina brasileira, da maior consideração e respeito, pelos seus dotes de trabalho, inteligência e convívio. Daqui nos despedimos com um “até breve”, pois muito apreciamos a sua companhia e muito esperamos da sua permanência entre nós.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s