José Baptista da Costa (fal.)

Dados biográficos:

– nascido a 23 de Fevereiro

– proprietário

– presidente da Junta de Freguesia

– passou pela vereação na CM de Vila do Conde

– marido de Guilhermina Ferreira Campos

– pai de Emelina Campos Costa, Felismina Campos Costa e Eduardo Campos Costa

sogro de António Sampaio d´Araújo e Carlos Pinto Ferreira

– deu 50$00 para a Santa Casa da Misericórdia

– aparece mencionado numa notícia (17 de Agosto de 40) em que dá conta de uma excursão escolar por várias terras do Minho, acompanhado de vários alunos

– 1938, 1939

– 17 de Agosto de 40

– faleceu em Junho de 44

Notícias completas:

9 DE JUNHO DE 1912 Louvados Estão já eleitos os Louvados que, com a comissão nomeada pelo Governo, devem proceder à avaliação das propriedades para a organização das novas matrizes. (…) Junqueira – Efectivos: António Martins do Eirado e Silva Junior e José Baptista da Costa; substitutos: Manoel Gonçalves Ramos e José da Costa Amorim. (…) in Jornal República

4 DE MAIO DE 1913 (…) Partido Evolucionista – A comissão dirigente do Partido Evolucionista foi comunicada a organização da comissão municipal desse partido neste concelho, constituída pelos seguintes cidadãos: Efectivos (…) Vogais – José Baptista da Costa, proprietário (Junqueira). in jornal República

9 DE ABRIL DE 1938 Junqueira, 7 Pedido de casamento Foi pedida em casamento para o snr. R. A. Sampaio d´Araújo, muito distinto clínico na Póvoa de Varzim, a sra. D. Emelina Campos Costa, prendada filha da sra. D. Guilhermina Ferreira Campos e do sr. José Batista da Costa, considerados proprietários da freguesia da Junqueira, deste concelho. O enlace matrimonial realiza-se brevemente.

7 DE SETEMBRO DE 40 “Encontra-se doente a exma. Sra. D. Guilhermina Ferreira Campos, esposa do nosso querido amigo e assinante sr. José Baptista da Costa, da Junqueira”

2 DE NOVEMBRO DE 40 Continua a experimentar melhoras a senhora D. Guilhermina Ferreira Campos, esposa do sr. José Baptista da Costa, presidente da Junta desta freguesia, que há tempo, como então noticiamos, foi vítima de um grave desastre.

15 DE MARÇO DE 41 Encontra-se doente o nosso querido amigo e assinante sr. José Baptista da Costa, da Junqueira.

5 DE ABRIL DE 41 A sra. D. Maria Ferreira Campos e Silva e o sr. José Baptista da Costa, da Junqueira, ofereceram ao Hospital da Misericórdia desta vila, respectivamente, dois e um carros de toros de pinheiros para lenha. Os nossos sinceros agradecimentos.

5 DE ABRIL DE 41 Chegou-nos a triste notícias de ter sido acometido de doença bastante grave o sr. José Batista da Costa, zeloso Presidente da Junta desta freguesia. Ardentemente desejamos as suas melhoras.

26 DE ABRIL DE 41 Encontra-se quase restabelecido da sua enfermidade, o que muito estimamos, o nosso prezado amigo sr. José Baptista da Costa, digno Presidente da Junta desta freguesia.

10 DE MAIO DE 41 Deu à luz uma criança do sexo feminino, com muita felicidade, em casa de seu pai sr. José Baptista da Costa, digno Presidente da Junta desta freguesia a sra. D. Emelina Campos Costa Araújo, esposa do sr. Dr. António Sampaio Araújo, distinto médico na Póvoa de Varzim. – C.

13 DE SETEMBRO DE 41 Junqueira, 10 Naquela estância termal [nota: não especificada] encontra-se a sra. D. Guilhermina Ferreira da Costa, esposa do sr. José Baptista da Costa, presidente da Junta desta freguesia.

18 DE OUTUBRO DE 41 Eleições Para presidirem ao acto eleitoral que se realiza em todas as freguesias do nosso concelho no próximo domingo foram nomeados os srs.: (…) Junqueira – Dr. Carlos Pinto Ferreira, ef. e Horácio da Silva Nogueira, sup. (…) Lista dos candidatos Pelo sr. Presidente da Câmara, foram aprovadas as listas dos candidatos para a eleição das Juntas de freguesia, deste concelho. Com excepção da Junta de freguesia de Parada, para a qual foram apresentadas duas listas, as restantes foram elaboradas e sancionadas pela Comissão Concelhia da União Nacional, e são constituídas pelos seguintes cidadãos: (…) Junqueira – Efectivos: José Baptista da Costa, Manuel Ferreira Amorim e Carlos Gonçalves da Silva Capela. Sub.: Manuel Lopes Ferreira Pinto, José Baptista da Costa Júnior e Manuel Gonçalves Ferreira.

28 DE FEVEREIRO DE 42 (Junqueira, 23) – Passa hoje o aniversário natalício do sr. José Baptista da Costa, prestigioso presidente da Junta desta freguesia. Aproveitamos a ocasião para sinceramente o felicitarmos e fazermos votos para que esta data se repita por muitos anos para alegria de sua família que tanto o venera, e até para bem desta freguesia onde, como presidente da Junta e como membro da Comissão de abastecimento de milho, tem prestado os melhores serviços. – C.

16 DE OUTUBRO DE 43 (Junqueira, 12) Tem passado algo incomodado da saúde o sr. José Baptista da Costa, muito digno e activo presidente da Junta desta freguesia. Estimamos as suas melhoras.

18 DE MARÇO DE 44 (Junqueira, 14) Tem estado doente o sr. José Baptista da Costa, Presidente da Junta desta freguesia.

24 DE JUNHO DE 44 (Junqueira, 21) Faleceu na passada segunda-feira, após curta enfermidade, o sr. José Baptista da Costa, presidente da Junta desta freguesia, e antigo vereador da Câmara Municipal. O saudoso extinto, que contava 75 anos de idade, era pai das sras. D. Felismina e D. Emelina Campos Costa e do sr. Eduardo Campos Costa e sogro dos srs. Carlos Pinto Ferreira, digno Delegado de Saúde deste Concelho e estimado director do nosso jornal, e António Sampaio Araújo, distinto médico na Póvoa de Varzim. O seu funeral realizou-se hoje, sendo muito concorrido de pessoas desta freguesia, achando-se também largamente representadas quase todas as freguesias do concelho, e a Póvoa de Varzim. O saimento fúnebre teve lugar às 10 horas, sendo acompanhado por onze eclesiásticos. A chave do caixão foi entregue ao sr. Presidente da Câmara. Ao pano de honra pegaram os srs. Adelino Félix, António Magalhães, Carlos Capela, António C. Azevedo, Elias Cardoso e Joaquim Cerqueira da Costa.
De casa até ao cemitério organizaram-se diversos turnos, compostos pelos ex.mos. Srs.: Juiz de Direito, drs. Pereira Júnior e Andrade Ferreira, Bento Amorim, drs. José M. de Sousa Pereira, Serafim Ramos e J. Pacheco Neves, Engenheiro Augusto Machado, Teófilo Bento, dr. Américo Graça, João Dias, António Ribeiro, José Linhares, Bernardino Pinheiro, José Lima, José Magalhães, Américo Fernandes da Silva Madureira, Eduardo Correia, José Laranja, Major Serafim Temudo, dr. Raul Cardoso, Avelino Faria, João Torres, dr. Ramos de Almeida, dr. Albino Dias, Serafim Almeida, António Patrício, M. Guilherme de Faria, Horácio Nogueira, Manoel Baptista da Costa, etc.
Muitos “bouquets” e coroas foram entregues a pessoas cujos nomes não nos foi possível obter. O cadáver foi inhumado em jazigo de família.  A toda a família enlutada, os nossos sentidos pêsames.

4 DE SETEMBRO DE 1948 Junqueira, 25 Na nossa igreja, celebrou-se hoje uma missa pela alma do saudoso sr. José Baptista da Costa, antigo Presidente da Junta desta freguesia.

4 DE AGOSTO DE 1962 Da Junqueira Falecimento Às primeiras horas da madrugada do passado dia 29, faleceu a sra. D. Guilhermina Ferreira Campos, de 88 anos de idade, deixando a família mergulhada na mais profunda consternação. A saudosa extinta era casada com o sr. José Baptista da Costa, já falecido; mãe das sras. D. Felismina Campos Costa Pinto Ferreira e Emelina Campos Costa de Araújo e do sr. Dr. Eduardo Campos Costa; sogra dos srs. Drs. Carlos Pinto Ferreira, ilustre Presidente da Câmara Municipal deste concelho, e António Sampaio de Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do concelho vizinho; e avó da sra. D. Maria Emelina da Costa Pinto Ferreira Amorim, ausente no Brasil e casada com o sr. João Gomes da Costa Amorim, da menina Maria Eduarda Costa de Araújo e dos srs. Orlando da Costa Pinto Ferreira, casado com a sra. D. Maria da Conceição Pontes Pinto Ferreira, Fernando José da Costa Pinto Ferreira, Eduardo da Costa Pinto Ferreira e Sérgio da Costa Araújo. Era uma senhora muito estimada por quantos a conheciam, porquanto era possuidora das mais nobres e excelsas virtudes. O amor ao semelhante foi um sentimento que constantemente se revelava em actos de caridade. Na verdade, os mais desventurados, os mais desprotegidos da fortuna, sempre encontraram no coração bondoso da sra. D. Guilhermina o alívio das suas dores; nunca negou uma esmola a quem alguma vez lha pediu; a sua casa, amparo de muitas famílias, todos acolhia com a mais extrema compaixão pelo infortúnio, todos acarinhava num amplexo de amor. Os seus profundos sentimentos religiosos manifestaram-se durante a sua vida numa frequência assídua dos sacramentos e em dádivas pródigas para a conservação e melhoramentos da Igreja Paroquial. O funeral da saudosa extinta, que a todos deixou profunda mágoa, realizou-se no dia seguinte, pelas 10 horas, da sua residência, no lugar da Garrida, para jazigo de família no Cemitério Paroquial. No préstito fúnebre incorporaram-se centenas de pessoas de todas as classes sociais, desde os mais humildes a quem protegeu, até às mais altas individualidades com quem contactou. Este extenso cortejo que a acompanhou até à sua última morada foi a prova eloquente da estima que grangeara no coração de quantos a conheciam. A urna foi conduzida num luxuoso carro fúnebre, atrás do qual seguiam pessoas de família e uma extensa fila de automóveis. A chave da urna foi conduzida pelo neto da falecida, sr. Orlando da Costa Pinto Ferreira. À família enlutada, os nossos mais sentidos pêsames. – C.

Anúncios

3 thoughts on “José Baptista da Costa (fal.)

  1. Pingback: Junqueira Antiga
  2. Pingback: Junqueira Antiga
  3. Pingback: Junqueira Antiga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s