José Ferreira de Carvalho (fal.)

Dados biográficos:

– Negociante de gado

– irmão de Maria Ferreira de Carvalho, Angelina Ferreira de Carvalho, Joaquina Ferreira de Carvalho e Manuel Ferreira de Carvalho

– pai adoptivo de José Gonçalves de Azevedo

Notícias completas:

ganhou um boi de engorda e um boi de trabalho na Feira de Bagunte, em Março de 1939

5 DE DEZEMBRO DE 42 (Junqueira, 26 de Novembro) Achou-se bastante doente, parecendo, contudo, que já vai sentindo algumas melhoras, o sr. José Ferreira de Carvalho, conhecido negociante de gado e proprietário desta freguesia. Estimamos o seu rápido restabelecimento.

15 DE ABRIL DE 44 Ainda a Feira Anual de Bagunte – Conforme estava anunciado, realizou-se nesta freguesia, no passado 26 de Março, a tradicional Feira Anual, em que estava incluída, como dissemos, uma grande exposição de gado.
Os prémios dessa exposição foram distribuídos da seguinte forma:
Bois de engorda – 1º prémio ao sr. António Fernandes Faria, da Junqueira; 2º prémio ao sr. José da Costa Amorim, da Junqueira; Bois de trabalho – 1º prémio ao sr. José Carvalho, da Junqueira; (…)

16 DE ABRIL DE 1949 Concurso pecuário Com grande concorrência, realizou-se na passada sexta-feira o Concurso Pecuário de Gado Bovino, Suíno e Equino, promovido pela CM, com a colaboração da Direcção Geral dos Serviços Pecuários e Grémios da Lavoura e Comércio. O Júri, constituído por médicos Veterinários, classificou, entre numerosos exemplares apresentados, os pertencentes aos seguintes proprietários, a quem foram atribuídos prémios no montante de 7.100$00: – Raça Turina (Touros) – (…)
Novilhos – (…) 3.º prémio, Nuno Salgueiro, da Junqueira.
(…)
Raça Barrosã
(…)
Bois de Trabalho: – (…) 5.º – José de Carvalho, da Junqueira.
(…)

4 DE JUNHO DE 1949, Junqueira, 25 Da feira grande de Famalicão desapareceu um rapaz da freguesia da Junqueira, Vila do Conde, de dez anos, que usava calça de cotim às riscas brancas, casaco também de cotim às riscas e gorro preto. Pede-se a quem souber do seu paradeiro o favor de comunicar a José Ferreira de Carvalho, com a direcção acima indicada.

9 DE ABRIL DE 1955 Ainda a Feira da Março Conforme registamos já, a Feira da Páscoa este ano teve, além de outros atractivos que motivaram a sua maior concorrência, um motivo de extraordinário interesse na realização do Concurso Pecuário, promovido pela Câmara Municipal e a que deram a indispensável e valiosa colaboração da Direcção Geral dos Serviços Pecuários, Junta Nacional de Produtos Pecuários, Grémio do Comércio e da Lavoura de Vila do Conde e União das Cooperativas de Produtores de Leite do N. Litoral. Bom seria que a iniciativa se repetisse noutras datas tradicionais de Feiras Grandes de Vila do onde, não só pelo estímulo que tais certames constituem para a Lavoura, como também para reconduzir a importância dessas Feiras ao lugar de merecido renome que noutros tempos tiveram, especialmente no Norte. A classificação do Concurso foi a seguinte: I Classe – Raça Turina 1ª Secção – Touros reprodutores, Holandeses ou turinos do 1º desfecho aos 6 anos de idade: 1º Prémio – Nuno Salgueiro, da Junqueira, 600$00. (…) III Classe – Gado de Trabalho e de Ceba (…) 3ª Secção – Juntas de Bois de outras raças 1º Prémio – José Ferreira de Carvalho, da Junqueira, 400$00. (…)

6 DE ABRIL DE 1957 Concurso PecuárioConforme noticiámos, realizou-se no dia 22 do último mês de Março, o Concurso Pecuário, promovido pela Câmara Municipal e Grémio da Lavoura. (…) Junta de Bois de Trabalho de outras raças1º prémio – 400$00, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira, Vila do Conde. (…)Juntas de bois da melhor qualidade Prémio, 400$00, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira, Vila do Conde.(…)

8 DE JUNHO DE 1957 Junqueira, 3 Falecimento – Confortada com os Sacramentos da Santa Igreja, faleceu no dia 17 do último mês a sra. D. Joaquina Ferreira de Carvalho. A saudosa extinta, que tinha 70 anos de idade, era irmã das sra. Maria e Angelina Ferreira de Carvalho e dos srs. José e Manuel Ferreira de Carvalho. O seu funeral realizou-se no dia seguinte, e o grande cortejo que ele constituiu foi a prova eloquente de quanto era estimada por toda a gente. Paz à sua alma.

19 DE ABRIL DE 58 Concurso Pecuário No dia 21 do passado mês de Março, efectuou-se nesta vila um importante concurso pecuário, a que concorreu grande número de expositores. (…) Gado bovino da Raça Holandesa e Turina (…) Novilhos inteiros, sem desfecho – (…) Menções Honrosas aos srs. Nuno Salgueiro, da Junqueira (…) (…) Gado bovino de trabalho e ceva (…) Junta de bois de trabalho de outras raças – 1º prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira, 300$00. (…) Novilhos de raça barrosã, até ao 1º desfecho – D. Maria da Silva Gomes Casanova, da Junqueira, 300$00. (…) Prémio à Junta de melhor qualidade – José Ferreira de Carvalho, da Junqueira, 300$ (…)

24 DE MAIO DE 1958 Junqueira, 20 Partida – Ausentou-se para Lisboa, no último dia 15, acompanhado de sua esposa, o sr. José Ferreira de Carvalho, a fim de se submeter, numa Casa de Saúde, a rigoroso tratamento. Os nossos sinceros desejos de que, dentro em pouco, regresse completamente restabelecido.

26 DE JULHO DE 58 Junqueira, 22 Depois de ter sido submetido a rigoroso tratamento, na cidade de Lisboa, regressou a esta freguesia o sr. José Ferreira de Carvalho, parece que em franca convalescença. Alegrámo-nos com o facto e desejamos sinceramente as suas rápidas melhoras. – C.

10 DE JANEIRO DE 1959 Junqueira, 4 Doente Encontra-se na Casa de Saúde do Carmo, no Porto, para ser submetido a uma melindrosa operação cirúrgica, o sr. José Ferreira de Carvalho, conceituado proprietário desta freguesia. Os nossos votos sinceros de que em breve regresse a esta terra de perfeita saúde.

28 DE FEVEREIRO DE 1959 Da Junqueira Continua internado no Hospital da Ordem do Carmo, no Porto, onde foi operado, o sr. José Ferreira de Carvalho, e onde, felizmente, tem experimentado animadoras melhoras. Que se restabeleça em breve, são os nossos sinceros desejos.

28 DE MARÇO DE 1959 Concurso Pecuário Conforme noticiámos, efectuou-se no passado dia 20, no nosso mercado, e perante numerosa assistência, o Concurso Pecuário promovido pela Câmara Municipal e Grémio da Lavoura. (…) Novilhos (Holandeses ou Turinos) 1º Prémio – 300$00 e uma taça e ainda uma outra da JNPP – Nuno Vilares Salgueiro – Junqueira – Vila do Conde. (…) Junta de Bois de Trabalho (Raça Barrosã) (…) 2º Prémio – 200$00 – José Ferreira de Carvalho – Junqueira. (…) Junta de Bois de Trabalho (qualquer raça) 1º Prémio – 250$00 – José Ferreira de Carvalho – Junqueira. (…) Junta de Bois de Ceva (melhor qualidade) 1º Prémio – 300$00 – José Ferreira de Carvalho – Junqueira. (…)

2 DE MAIO DE 1959 Agradecimento José Ferreira de Carvalho, da Junqueira, que há pouco regressou do Hospital do Carmo, do Porto, onde foi sujeito a melindrosa intervenção cirúrgica, a qual teve os melhores resultados, vem, por este meio e na impossibilidade de o fazer pessoalmente, agradecer, muito reconhecido, a todas as pessoas amigas que se interessaram pelo seu estado de saúde, e, em especial, aquelas que o visitaram e lhe levaram palavras de conforto. Junqueira, 14/4/959 José Ferreira de Carvalho

9 DE ABRIL DE 1960 Feira Anual de Bagunte Conforme dissemos no último número, publicámos a seguir a lista dos vencedores do Concurso Pecuário levado a efeito por ocasião da Grande Feira Anual efectuada nesta freguesia no dia 27 do mês findo: – (…) Junta de Bois de trabalho (raça barrosã) – (…) 2º prémio – José Ferreira de Carvalho. (…) Junta de bois de trabalho de outras raças – 1º prémio – José Ferreira de Carvalho (…) Junta de touros de outras raças – 1º e 2º prémios – Casa de Real – Junqueira. (…) Novilha (raça turina) – 1º prémio – Horácio da Silva Nogueira (Quinta do Cerqueiral), Junqueira (…) Touro reprodutor – raça turina – 1º prémio – (Taça Dr. Domingos de Azevedo) (…) e Nuno Vilares Salgueiro – Quinta do Ral -Junqueira. Este concorrente ganhou também o segundo prémio. Porco de maior peso – 1º prémio – D. Olga Elisa de Carvalho Pinheiro – Quinta da Espinheira – Junqueira (…)

16 DE ABRIL DE 1960 Grande Feira Anual e Concurso Pecuário Com extraordinária concorrência de público – milhares de pessoas que, de outros concelhos, aqui vieram, enchendo, por completo, o vasto recinto do nosso Mercado Municipal – efectuou-se no passado dia 8 do corrente, conforme estava anunciada, a Grande Feira Anual e Concurso Pecuário. (…) Junta de Bois de Trabalho (Raça Barrosã) – (…) 2º prémio – 200$00, José Ferreira de Carvalho da Junqueira (…) Junta de Bois de Trabalho (qualquer raça) – (…) 2º prémio – 200$00, José Ferreira de Carvalho da Junqueira (…) À Junta de melhor qualidade – Prémio, 300$00 – José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…)

1 DE ABRIL DE 1961 Concurso Pecuário e Grande Feira Anual [Vila do Conde?] Conforme noticiámos, realizou-se no passado dia 24 o Concurso Pecuário que, anualmente, tem lugar nas proximidades da Páscoa. (…) Gado Bovino de Trabalho e Ceva Junta de Bois de trabalho da raça barrosã – (…) 2º José Ferreira de Carvalho, da Junqueira (…) Junta de bois de trabalho de outras raças – (…) 2º José Ferreira de Carvalho, Junqueira. (…) Prémio à junta de melhor qualidade – José Ferreira de Carvalho – Junqueira. [na edição do jornal seguinte, a 8 de Abril, aparece uma rectificação sobre este prémio que, afinal, não foi para o junqueirense mas para os senhores José Félix e Irmão].

13 DE ABRIL DE 1964 Concurso Pecuário Com grande concorrência de expositores, realizou-se no último dia 5, conforme estava anunciado, o Concurso Pecuário promovido pela Câmara Municipal, com a cooperação dos Grémios da Lavoura e do Comércio, Junta Nacional dos Produtos Pecuários, União das Cooperativas e outras entidades. (…) Gado bovino de trabalho e de ceva – Junta de bois de trabalho (…) 2º Prémio, 200$00, a José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…) Novilhos de raça barrosã – 1º Prémio, 150$00, a Manuel da Costa Ferreira, da Junqueira (…) Junta de Melhor qualidade – 1º Prémio, 300$00, a José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…)

10 DE OUTUBRO DE 1964 Pelos Bombeiros Depois da publicação, no Semanário “Renovação” das freguesias que se indicam, foram-nos entregues mais os seguintes donativos: Junqueira Com 500$00 – Nuno Vilares Salgueiro; Com 100$00 – D. Almerinda Amorim de Carvalho; Com 50$00 – José Fernandes Campos, Horácio da Silva Nogueira e José Quinteira; Com 30$00 – Lino Lopes Curval; Com 20$00 – José Ferreira Carvalho, João Gomes de Araújo, Paulino da Costa Amorim e D. Maria Martins; Com 15$00 – Adelino Gomes da Costa; Com 10$00 – António de Sousa Leituga, José Lopes Faria, António Ferreira da Costa, Joaquim Barros, D. Cândida Carvalho de Azevedo e D. Maria Pinto de Lima. Com 5$00 – António Fernandes, José Moreira de Sousa, Manuel Fernandes, D. Umbelina Rosa da Cruz, José Fernandes Faria, António Sousa da Silva, Alfredo Joaquim da Fonseca, João Gomes da Costa e Avelino de Sousa Faria. De diversos, com importâncias inferiores a 5$00 – 16$00.

24 DE ABRIL DE 1965 Apareceu morta Nas “Calçadas” de Touguinha, uma septuagenária, que vivia na freguesia da Junqueira Foi grande a emoção do nosso povo ao ter conhecimento do aparecimento do cadáver de uma mulher no campo que margina a estrada, nas Calçadas de Touguinha, na manhã da penúltima 6ª feira. O alarme foi dado por um grupo de operários da Fábrica Rio Ave, que haviam terminado o seu trabalho no turno das 6 horas, ao regressarem a casa. Decorridos alguns momentos, foi reconhecida a vítima – a sra. Angelina Ferreira de Carvalho, de 75 anos, viúva, pequena proprietária, residente na freguesia da Junqueira, deste concelho. A seu lado encontrava-se um cesto com vários ovos partidos e um chaile preto. Avisada a GNR, para ali se dirigiu o comandante do posto desta vila e mais algumas praças, sendo por este comunicado o caso ao Delegado desta comarca. A meio da tarde foi o seu cadáver trasladado para a morgue do cemitério desta vila, a fim de ser autopsiado. A GNR iniciou imediatas investigações, ao aperceber-se de que de crime se tratava, visto a vítima ter várias esquimoses na face, sinais de que lhe fora apertado o pescoço, o que talvez lhe motivara a morte e por ter ainda as orelhas rasgadas e a sangrar. Foi grande a multidão que se juntou no referido local a lamentar o sucedido a uma mulher que havia ficado viúva, pela segunda vez, em Agosto do ano findo. Feitas as partilhas, coube-lhe 24 contos em dinheiro e uma pequena bouça, ao lado da casa onde residia e que já lhe pertencia. Isto e mais algum dinheiro que pudesse ter, constituía toda a sua fortuna. Era uma mulher do campo que, bastante cedo, todas as sextas-feiras, vinha vender géneros caseiros no nosso mercado, onde era bastante conhecida e estimada. Após aturadas investigações levadas a efeito pela GNR, e depois de detidas outras pessoas, foi entregue ao Tribunal desta comarca, como indigitado autor da morte da Angelina Ferreira de Carvalho, o menor de 16 anos José Gonçalves de Azevedo, filho adoptivo do negociante de gado da freguesia da Junqueira, sr. José Ferreira de Carvalho, irmão da vítima.

Touguinha, 20 Crime nas Calçadas? Conforme os jornais diários já noticiaram pormenorizadamente, ainda continua envolvido em denso mistério o caso da septuagenária Angelina Ferreira de Carvalho, que no passado dia 16 apareceu morta nas Calçadas, lugar desta freguesia. Ficou provado em autópsia, ser o estrangulamento consequência da morte. O móbil do crime, bem como o local, deve ser outro, e não aquele que corre na versão pública. Confia-se na acção enérgica das autoridades, para que exemplos destes não frutifiquem jamais.

16 DE ABRIL DE 1966 Concurso Pecuário Conforme noticiámos, e integrado nas comemorações das Bodas de Prata do nosso Grémio da Lavoura, efectuou-se no Jardim da Av. Júlio Graça, desta Vila, um importante concurso pecuário. (…) Gado de trabalho (…) 2° – José Ferreira de Carvalho, da Junqueira; (…) Raça Barrosã 1° – José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…)

25 DE MARÇO DE 1967 Feira Anual e Concurso Pecuário Na penúltima sexta-feira (dia 17) realizou-se nesta Vila mais um Concurso Pecuário, integrado na chamada “Feira dos Prémios”. (…) Gado bovino de trabalho – (…) 3.° Prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. 4.° Prémio, José da Costa Azevedo, da Junqueira. 5.° Prémio, Manuel Balazeiro, da Junqueira. Junta de Bois de trabalho (de outras raças) – (…) 2.° Prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira.(…) 4.° Prémio, José da Costa Azevedo, da Junqueira. (…)

13 DE ABRIL DE 1968 Grande Feira Anual e Concurso Pecuário (…) Gado bovino de trabalho – (…) 2° prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira; 3° prémio, José da Costa Azevedo, da Junqueira. Junta de Bois de Trabalho (de outras raças) – 1° prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira; (…) Melhor Junta de Raça Barrosã – Taça atribuída a José Pereira de Carvalho [provável erro no nome], da Junqueira. (…)

12 DE ABRIL DE 1969 Grande Feira Anual e Concurso Pecuário Conforme estava anunciado, efectuou-se no dia 28 do mês findo (sexta-feira), no nosso Mercado Municipal, a Grande Feira Anual e Concurso Pecuário da Páscoa, que esteve muito concorrido. (…) Gado bovino de trabalho – (…) 2.º José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. Junta de Bois de trabalho de outras raças – (…) 2.º José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…) 4.º José da Costa Azevedo, da Junqueira. (…) Junta de raça barrosã – 1.º José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. Juntas do concelho de Vila do Conde – 1.º José Ferreira de Carvalho, da Junqueira.

19 DE ABRIL DE 1969 Notícias de Bagunte Grande Feira Anual Conforme estava anunciada, realizou-se no último dia 30 a Grande Feira Anual de Bagunte (a tradicional Feira de 25 de Março), que este ano foi muito concorrida, efectuando-se bastantes transacções. (…) Bois de engorda (os de maior peso) – (…) 2.º José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…) Junta de Touros de outras raças – 2.º Nuno Salgueiro, da Junqueira

28 DE MARÇO DE 1970 Extraordinariamente concorridos os concursos pecuários de Vila do Conde e Bagunte Nos passados dias 20 e 22, em Vila do Conde e Bagunte, tiveram lugar as grandes Feiras de Março e os Concursos Pecuários. O desta Vila realizou-se no Mercado Municipal e o de Bagunte, no lugar de Santana. (…) Concorrentes premiados (…) Em Bagunte (…) Bois de Engorda – “Taça Grémio da Lavoura”, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. (…) Junta de Touros de 2 a 4 dentes – (…) 2.º, Nuno Salgueiro, da Junqueira (…) (…)

6 DE MAIO DE 1972 (COM FOTO) Bodas de Ouro Matrimoniais No pretérito dia 22, celebraram as suas “Bodas de Ouro” os nossos conterrâneos sr. José Ferreira de Carvalho e sua Exma. Esposa D. Guilhermina Gomes Angeiras, da Junqueira. Na monumental igreja de S. Simão da Junqueira, primorosamente ornamentada, participaram, com seus numerosos amigos, numa missa de “Acção de Graças” celebrada pelo reverendo Pároco, pelos benefícios recebidos durante estes 50 anos de vida matrimonial. Um grupo de jovens solenizou tão piedoso acto; este ao órgão o conhecido artista Sérgio Augusto. Finda a cerimónia religiosa os numerosos convivas dirigiram-se para o confortável restaurante “Mar-à-Vista”, nesta vila, onde o simpático casal brindou os amigos com um requintado almoço, no fim do qual foram destacadas as raras qualidades do sr. Carvalho e esposa. Do grande número de amigos seja-nos lícito destacar a presença dos senhores Doutor Carlos Pinto Ferreira e exma. Esposa, Doutor José Moreira Maia e ex.ma esposa, Doutor Manuel José Reis Sá e ex.ma esposa, senhor Américo Angeiras e ex.ma esposa, senhor António Gonçalves Rebelo e ex.ma esposa, senhora D. Maria Madalena Lopes de Carvalho, senhor António Gonçalves de Araújo Ramos e Doutor Eduardo Campos Costa.

24 DE JUNHO DE 1972 Vendem-se Dois prédios na freguesia da Junqueira: um, no lugar da Boucinha, com quintal e uma bouça (por junto ou a lote); e outro, no lugar de Real, com quintal. Falar com José Ferreira de Carvalho – Lugar da Boucinha – Junqueira.

20 de ABRIL DE 1974 José Ferreira de Carvalho Agradecimento A família de José Ferreira de Carvalho, cujo óbito ocorreu na semana finda, na sua casa-agrícola da freguesia da Junqueira, deste concelho, vem por este único meio, agradecer a todas as pessoas que acompanharam o funeral do seu saudoso extinto ao cemitério local, bem como às que assistiram aos sufrágios por sua alma celebrados, e lhe manifestaram, ainda, por várias formas, pesar. A todos patenteia a sua muita gratidão. Junqueira – Vila do Conde, 18 de Abril de 1974. A Família

NOTA: DÚVIDAS NESTE PERFIL: CONFUSÃO COM NOMES SEMELHANTES.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s