José Manuel Mesquita Ramos (F)

Dados biográficos:

  • filho de António Gonçalves de Araújo Ramos e de Maria Júlia de Mesquita Ramos
  • neto paterno de Inês Martins de Araújo Ramos e materno de Maria José Ferreira Caldas

JoseManueldeMesquitaRamos

Arquivo Distrital do Porto

Registo de Passaportes – Livro 77

Referência: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3605_m0317.tif

Notícias completas:

2 DE JULHO DE 1949 Junqueira, 29 Vieram coroados os seus esforços do melhor êxito, transitando de Classe no Liceu, os seguintes estudantes desta freguesia: – Fernando José da Costa Pinto Ferreira, Eduardo José da Costa Pinto Ferreira e José Manuel Mesquita Ramos, para a 2ª classe; António Augusto Gomes Amorim, para a 5ª classe e Rui Ferreira Lopes da Costa, para 7ª classe.

19 DE AGOSTO DE 1950 Junqueira, 16 Eis o aproveitamento dos alunos de ensino secundário, especial e superior, desta freguesia, no ano lectivo findo:  António Augusto Gomes Amorim, passou para o 5º ano do Liceu; Fernando José da C. Pinto Ferreira, Eduardo José da C. Pinto Ferreira e José M. Mesquita Ramos, passaram para o 3º ano; Maria Margarida Mesquita Ramos, passou para o 2º ano; Orlando da Costa Pinto Ferreira concluiu o Curso Geral do Liceu; Rui F. Lopes da Costa passou para o 7.º ano; Cândida Ferreira Lopes da Costa e Carmen Ferreira de Azevedo, passaram para o 2º ano da Escola do Magistério Primário; Adília Ferreira Lopes da Costa concluiu o curso desta escola; José Ferreira Lopes da Costa fez o 3º ano da Faculdade de Medicina; e José Ferreira da Silva, fez os preparatórios militares. Também colheram excelente aproveitamento nos Seminários que frequentam, os estudantes Abílio Maria Ferreira, Adelino Maria Ferreira e Júlio Ferreira Lopes.

9 DE MAIO DE 1959 Junqueira, 4 Bolsa de Estudo Na Reitoria da Universidade do Porto, o Reitor, sr. Prof. Dr. Amândio Tavares, fez a entrega, no passado dia 30 de Abril, de uma parte da Bolsa de Estudo, instituída pela “Mobil Oil, ao estudante do 4º ano de Engenharia mais bem classificado. Essa Bolsa de Estudo é de 30.000$00 e, este ano foi atribuída ao aluno José Manuel de Mesquita Ramos, natural desta freguesia, filho do sr. António G. Ramos, escriturário da Estação Aquícola de Vila do Conde e da sra. D. Maria Júlia de Mesquita, Directora das Escolas Femininas desta localidade. Esta bolsa de estudo é o justo prémio da sua aplicação ao estudo, e bem merecida distinção da sua capacidade intelectual. Os nossos parabéns, com desejos de que sempre assim continue a mostrar os seus dotes de inteligência, principalmente quando, no fim do seu curso, começar a vida prática. – C.

18 DE MAIO DE 1963 Falecimentos Entre os cinco falecimentos ocorridos nesta freguesia nas últimas três semanas, contamos: No dia 5 deste mês de Maio, faleceu Inês Martins de Araújo Ramos, de 84 anos de idade, viúva de Manuel G. Ramos, natural de Vila do Conde. Era mãe de António G. Araújo Ramos, casado com a sra. Professora D. Maria Júlia Mesquita Guimarães e avó do sr. Engenheiro José Manuel M. Ramos e estudantes António Maria, Maria Orlanda e Maria Manuela M. Ramos. A missa do sétimo dia, celebrada no dia 13, foi muito concorrida. Que Deus premeie as suas virtudes. (…)

Março de 1965 – Uma pequena nota no Boletim Paroquial da Junqueira sobre donativos para o jornal informava que José Manuel M. Ramos havia contribuído com 25$00 para a assinatura anual.

10 DE SETEMBRO DE 1966 Falecimentos D. Maria José Ferreira Caldas Na sua residência, no lugar da Garrida – Junqueira, faleceu, no passado dia 7, com a idade de 81 anos, a sra. D. Maria José Ferreira Caldas. A saudosa extinta, que pelo seu trato era pessoa muito estimada, era mãe das sras. D. Maria Júlia de Mesquita Ramos, professora oficial e esposa no nosso prezado amigo e assinante sr. António G. de Araújo Ramos; D. Maria da Assunção Caldas Mesquita, casada com o sr. António Manuel Mesquita Guimarães; avó da sra. Dra. Maria Margarida, D. Maria Orlanda e D. Maria Manuela e dos srs. Eng. José Manuel, Alferes António Maria, João, Manuel, António e Edgar Mesquita Ramos. O seu funeral, que constituiu uma grande manifestação de pesar, teve lugar no dia seguinte, com grande acompanhamento, para o cemitério paroquial, onde o seu corpo ficou inhumado em jazigo de família. A toda a família enlutada, e em especial ao nosso amigo sr. António Ramos, Renovação envia sentidos pêsames.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s