Manuel Lopes Balazeiro

Dados biográficos:

– Proprietário

– Deu 50 escudos para a Santa Casa da Misericórdia

– Ganhou um boi de engorda na Feira de Bagunte, em Março de 1939

Notícias completas:

9 DE ABRIL DE 1938 Feira Anual de Bagunte Realizou-se com a extraordinária concorrência a tradicional feira de Bagunte, conhecida pela feira de 25 de Março, e que este ano foi transferida para 27, ficando para o futuro a ser também no domingo seguinte ao dia 25 do mesmo mês, caso este dia seja de semana.(…) Organizou-se a comissão que devia examinar o gado a fim de o premiar, que foi composta sob a presidencia do Exmo. Snr. Dr. António Teixeira da Silveira, tendo como vogais os Exmos. Srs. Horácio da Silva Nogueira e Joaquim António Machado. (…) Bois de engorda – (…) 2º prémio ao Snr. Manuel Lopes Balazeiro, da Junqueira; (…) Porcos, o de maior peso, ao Snr. António da Silva Ferreira, da Junqueira (…); (…) Poldra, ao Snr. Horácio Nogueira, da Junqueira. Geralmente nos anos transactos apareciam alguns frequentadores que, de cacête em punho, tentavam pôr tudo em debandada; mas este ano, a feira de Bagunte ficou a marcar nos anais desta freguesia, não havendo a menor nota discordante, graças à Comissão Promotora que tomou todas as precauções para que assim sucedesse. (…)

27 DE SETEMBRO DE 41 Junqueira 23 – Ontem de tarde manifestou-se incêndio num prédio pertencente ao sr. Manuel Lopes Balazeiro e habitado pelo sr. José Lopes Araújo, ardendo uma parte da casa. Os bombeiros foram chamados pelo telefone, mas quando chegaram já os populares, abnegadamente, tinham conseguido extinguir o incêndio. O fogo foi ocasionado por uma ponta de cigarro que o trolha que andava a reparar os telhados inadvertidamente lançara para o lado e que foi cair no forro da casa onde havia lenha e outros combustíveis facilmente inflamáveis. – C.

13 DE MARÇO DE 43 (Junqueira, 10) Por um fiscal da Federação N. dos P. de Trigo foi há dias feito o arrolamento do milho existente nesta freguesia, tendo sido transferidos do consumo para a venda mais 8.700 quilogramas.
Quantia insignificante que apenas adiará a crise por mais vinte dias, que é o tempo para que  chegará aquele cereal. Houve boas vontades que devem ser aqui apontadas, – lavradores que mostraram a mais louvável isenção, entregando da melhor vontade todo o milho de que podiam dispor para consumo dos pobres desta freguesia. Estão neste caso os srs.: Manuel Lopes Balazeiro, que entregou para a venda, desde o princípio do ano, 10.000 quilos; José da Costa Amorim, que entregou 4.200 quilos; Joaquim Gomes da Silva Folão, 5.200 quilos; e Nuno Vilares Salgueiro, 9. 484.

10 DE FEVEREIRO DE 1962 (Do jornal Renovação, de 10-2-962) Comarca de Vila do Conde Anúncio – 1ª Praça – (1ª Publicação) No dia 2 de Março próximo, pelas 10 horas, no Tribunal Judicial desta comarca e nos autos de acção de divisão de coisa comum em que é autora Deolinda da Silva, viúva, doméstica, residente na cidade do Porto, e réus Alberto Lima Ventura da Conceição e mulher Maria Ferreira da Silva, da freguesia da Junqueira, desta comarca, há-de proceder-se à arrematação em hasta pública e em primeira praça, para ser arremetado ao maior lanço oferecido acima do valor indicado, do seguinte prédio: “Campo da Alvegada”, de lavradio, sito no lugar de Fontão, da freguesia da Junqueira, descrito na Conservatória sob o número 22.682 do Livro B-59 o inscrito na matriz rústica no artigo 600, que vai à praça pela quantia de 6990$00. Declara-se que sobre este prédio recai o domínio directo registado em 17 de Maio de 1902, a favor de Manuel Lopes Balazeiro, solteiro, maior, lavrador, da freguesia da Junqueira, consistente no fôro-censo anual de 155295 l. de milho e 69 020 l. de centeio, com vencimento no dia de S. Miguel de Setembro, que são obrigados a pagar os donos do domínio útil José da Costa Teodoro e mulher Maria Rosa Ferreira, da dita freguesia da Junqueira. Vila do Conde, 5 de Fevereiro de 1962 O Chefe da 2ª Secção, António Amaral Neiva Verifiquei O Juiz de Direito, Ary de Almeida Elias da Costa (C. M.)

25 DE MARÇO DE 1967 Feira Anual e Concurso Pecuário Na penúltima sexta-feira (dia 17) realizou-se nesta Vila mais um Concurso Pecuário, integrado na chamada “Feira dos Prémios”. (…) Gado bovino de trabalho – (…) 3.° Prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira. 4.° Prémio, José da Costa Azevedo, da Junqueira. 5.° Prémio, Manuel Balazeiro, da Junqueira. Junta de Bois de trabalho (de outras raças) – (…) 2.° Prémio, José Ferreira de Carvalho, da Junqueira.(…) 4.° Prémio, José da Costa Azevedo, da Junqueira. (…)

NOTA: ESTE PERFIL PRECISA DE SER REVISTO.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s