Maria Augusta Ferreira Lopes da Costa (F)

Dados biográficos:

  • proprietária da Farmácia Padrão
  • filha do Professor José Lopes da Costa e de Etelvina Ferreira da Costa

MariaAugustaLopesCosta

Arquivo Distrital do Porto

Passaportes Ordinários – Livro 58

Referência: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-032-3586_m0241.tif

Notícias completas:

2 DE AGOSTO DE 41 Concluiu o 2.º ano da Faculdade de Farmácia do Porto a sra. D. Maria Augusta Ferreira Lopes da Costa, da Junqueira. Também concluiu o 4º ano da mesma faculdade o sr. António Ferreira da Costa, da mesma freguesia. Fizeram exame de admissão ao liceu ficando aprovados, os meninos Orlando da Costa Pinto Ferreira, filho do nosso querido Director sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira e a menina Cândida Ferreira Lopes da Costa, filha do sr. José Lopes da Costa. Estes alunos foram apresentados a exame pelo sr. José Lopes da Costa, muito distinto professor da Junqueira.

21 DE JANEIRO DE 1950  Nova Farmácia Na progressiva freguesia da Junqueira, deste concelho, foi inaugurada, no dia 29 do mês findo, uma nova e modelar farmácia a que foi dada o nome de “Farmácia do Padrão”, da qual é proprietária e Director Técnica a sra. D. Maria Augusta Ferreira Lopes da Costa, filha do nosso solícito correspondente e Professor Oficial naquela localidade, sr. José Lopes da Costa. O respectivo Alvará foi entregue, no acto da inauguração, pelo nosso Director e Delegado de Saúde Concelhio, sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira, estando presentes os srs. Bento Amorim, Presidente da nossa Câmara, dr. José Ferreira, Conservador do R. Predial, Dr. Jorge de Faria, Dr. João Alves Ferreira, José Teixeira da Silva, Chefe da Secretaria da Câmara, António Gonçalves da Silva Capela, vereador municipal, Orlando Pinto Ferreira, etc. Após a cerimónia, seguiu-se um lauto almoço, oferecido aos convidados, tendo sido pronunciados vários brindes, a que agradeceu o sr. Costa. Foram recebidos alguns telegramas de individualidades que não puderam comparecer. A nova “Farmácia do Padrão”, na freguesia da Junqueira, foi, de facto, um grande melhoramento para o povo daquelas redondezas, e encontra-se belamente instalada, possuindo um completo sortido em especialidades farmacêuticas. À proprietária e directora da nova Farmácia, bem como a seu pai, apresentamos as nossas felicitações.

24 DE DEZEMBRO DE 1963 Movimento N. Feminino Continuando a recolha de donativos referentes à Hora de Trabalho, registamos mais os seguintes: (…) D. Maria Augusta Lopes Ferreira, 400$00. (…) >> SERÁ A MESMA PESSOA?<<

MAIO DE 1965 Benfeitores do Boletim – (…) Sem determinações de tempo ofereceram: 20$00 – (…) Maria Augusta F. L. da Costa, (…) (Boletim Paroquial da Junqueira)

5 DE NOVEMBRO DE 1966 Falecimentos (…) José Lopes da Costa No passado dia 30, e na sua residência em S. Simão da Junqueira, deste concelho, faleceu, com a idade de 76 anos, o sr. José Lopes da Costa, professor aposentado do ensino primário. O saudoso extinto, era casado com a sra. D. Etelvina Ferreira da Costa, pai das sr.as Dra. Maria Augusta, Odete, Cândida, Alcina e Adília Lopes Ferreira da Costa (ausente no Brasil) e dos srs. António Ferreira da Costa (comerciante em Pernambuco), Dr. José Lopes Ferreira da Costa, médico nos Estados Unidos da América, e Dr. Rui Lopes Ferreira da Costa. Era sogro das sr.as D. Maria da Conceição Carvalho Paiva Lopes da Costa, D. Maria Alice do Espírito Santo Lopes da Costa e da sra. D. Maria Jorge Matos Lopes da Costa e dos srs. Eng Isolino Ferreira de Azevedo, Eduardo da Silva Aguiar e cunhado da sra. D. Maria Alice Belo da Costa e António Ferreira da Costa Magalhães. O professor Costa, ora desaparecido, exerceu na Junqueira, durante mais de 40 anos, a sua profissão e foi, durante muito tempo, naquela freguesia, correspondente do nosso jornal, nele defendendo os interesses da sua terra com aprumo e integridade. O seu funeral realizou-se, após missa de corpo presente, para o cemitério paroquial, com grande acompanhamento de pessoas de todas as classes sociais, ficando o seu corpo depositado em jazigo de família. Renovação apresenta a toda a família enlutada, os seus mais sentidos pêsames.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s