Ana Maria dos Anjos Ferreira da Costa

Dados biográficos:

– filha de António José da Costa Junior e de Idalina Ferreira da Costa

irmã de Cândida Ferreira da Costa Várzea, Maria Amélia Ferreira da Costa, Américo Ferreira da Costa, Eduardo Ferreira da Costa, Horácio Ferreira da Costa, António Ferreira da Costa

Notícias completas:

18 DE ABRIL DE 1953 Empreza Têxtil da Junqueira, L.da Por escritura de 21 de Novembro de 1947, lavrada a fls. 93 v.º do livro próprio n.º 448 do cartório a cargo do então notário de Vila do Conde bacharel António Maria Pereira Júnior, foi constituída entre António José da Costa Junior, D. Maria dos Anjos Ferreira da Costa, José Quinteira e Dr. Carlos Pinto Ferreira, uma sociedade comercial por quotas de responsabilidade limitada, nos termos seguintes:

1º A sociedade adopta a denominação de Empreza Têxtil da Junqueira, L.da, e fica com a sua sede no lugar da Garrida, freguesia da Junqueira, comarca de Vila do Conde.

2º O seu objecto é a exploração da indústria de manufactura de tecidos de algodão, seda e mistos e seu comércio, podendo de futuro adicionar qualquer outro ramo de indústria ou comércio ou mesmo substituir aquele, com excepção do bancário.

3º A sua duração é por tempo indeterminado e o seu início é do dia 1 do próximo mês de Dezembro.

4º O capital social, já todo realizado, é de 180.000$, representado por quatro quotas, sendo duas de 30.000$ cada uma, dos sócios António José da Costa Junior e D. Maria dos Anjos Ferreira da Costa e duas de 60.000$ cada uma, dos sócios José Quinteira e Dr. Carlos Pinto Ferreira.

5º A cessão de quotas a estranhos fica dependente do consentimento da sociedade, a qual poderá, querendo, amortizar qualquer quota que se pretenda alienar, pagando-a pelo seu valor.

6º Os sócios têm preferência na cessão de quotas a estranhos quando a sociedade não tenha querido fazer a amortização delas.

7º A sociedade será representada, em juízo e fora dele, activa e passivamente, por todos os sócios que ficam sendo gerentes, mas para que fique obrigada será necessário que os respectivos actos sejam assinados pelos sócios António José da Costa Junior, José Quinteira e Dr. Carlos Pinto Ferreira.

8º Os balanços dar-se-ão no dia 31 de Dezembro de cada ano e os lucros líquidos obtidos, depois de retirados 5 por cento para o fundo de reserva legal, serão divididos pelos sócios na proporção das respectivas quotas.

9º As assembleias gerais serão convocadas por meio de cartas registadas, expedidas aos sócios com antecedência de cinco dias, salvo nos casos em que a lei exija outra forma de convocação.

10º Dissolvida a sociedade, proceder-se-ão à liquidação e partilha como se deliberar, salvo se algum sócio quiser ficar com o estabelecimento social, isto é, como todo o activo e passivo da sociedade, caso em que a adjudicação lhe será feita pelo valor em que acordarem. Se todos os sócios pretenderem o estabelecimento, haverá licitação entre eles e será preferido o que mais vantagens oferecer.

11º Nos casos omissos regulação as deliberações da assembleia geral e as disposições legais.

Vila do Conde, 17 de Março de 1953. O Notário, João Filomeno Afonso dos Santos. 

Empreza Têxtil da Junqueira, L.da

Por escritura de 7 de Fevereiro de 1953, lavrada na secretaria notarial de Vila do Conde, fl. 79 c.º do livro próprio n.º 484 do cartório a cargo do notário licenciado João Filomeno Afonso dos Santos, foram cedidas pelos sócios António José da Costa Junior e D. Maria dos Anjos Ferreira da Costa, respectivamente aos consócios Dr. Carlos Pinto Ferreira e José Quinteira, as quotas de 30.000$ que cada um deles possuía na sociedade comercial por quotas Empreza Têxtil da Junqueira, L.da, com sede no lugar da Garrida, freguesia da Junqueira, concelho de Vila do Conde.

Vila do Conde, 17 de Março de 1953. O Notário, João Filomeno Afonso dos Santos. 

Têxtil da Garrida, Lda.

Por escritura de 7 de Fevereiro de 1953, lavrada na secretaria notarial de Vila do Conde, a fls. 79 v.º do livro próprio n.º 484 do cartório a cargo do notário licenciado João Filomeno Afonso dos Santos, outorgada pelos únicos sócios, José Quinteira e dr. Carlos Pinto Ferreira, da sociedade comercial por quotas Empresa Têxtil da Junqueira, Lda., com sede no lugar da Garrida, da freguesia da Junqueira, do concelho de Vila do Conde, foi modificada a denominação da sociedade, tendo sido adoptada, em vez da anterior, a de Têxtil da Garrida, Lda., e alterado parcialmente o respectivo pacto social, substituindo os artigos 1.0, 4.0 e 7.0, os quais passaram a ter a seguinte redacção:

Artigo 1º A sociedade adopta a denominação de Têxtil da Garrida, Lda., e fica com a sede no lugar da Garrida, da freguesia da Junqueira, do concelho de Vila do Conde.

Artigo 4º O capital social, todo inteiramente realizado em dinheiro, é de 180.000$, representado por duas quotas iguais de 90.000$, uma de cada sócio.

Artigo 7º A gerência da sociedade fica a cargo de ambos os sócios.

Vila do Conde, 17 de Março de 1953. O Notário, João Filomeno Afonso dos Santos. 

2 DE MAIO DE 1953 Falecimentos António José da Costa Junior Na freguesia da Junqueira, deste concelho, onde residia, faleceu na penúltima sexta-feira o sr. António José da Costa Junior, farmacêutico, de 75 anos, viúvo da sra. D. Idalina Ferreira da Costa e pai das sras. D. Cândida Ferreira da Costa Várzea, D. Maria Amélia Ferreira da Costa, D. Maria dos Anjos Ferreira da Costa e dos srs. Dr. Américo Ferreira da Costa (já falecido), Eduardo e Horácio Ferreira da Costa, ausentes no Brasil, dr. António Ferreira da Costa, sogro da sr. D. Eurídice Portela Ferreira da Costa e do sr. Eng.º José Ferreira Várzea, irmão da sr. D. Olívia Julia da Costa e do reverendo João José da Costa. O funeral realizou-se no domingo, pelas 11 horas, da residência do extinto para a Capela de Nossa Sra. Da Graça e dali para o cemitério paroquial, onde o corpo do finado ficou inhumado em Jazigo de Família. No préstito fúnebre, incorporou-se elevado número de pessoas de representação social deste concelho, do vizinho, de Famalicão e da cidade do Porto. A chave da urna foi conduzida pelo nosso Director, sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira. 

17 DE JULHO DE 1954 Edital Mário Kol de Alvarenga, Engenheiro Chefe da 1ª Circunscrição Industrial, faz saber que: (…) A firma “Indústria Têxtil da Junqueira, Lda”, requereu licença para instalar uma oficina de tecelagem de algodão, incluída na 2ª classe, com os inconvenientes de barulho, trepidação, perigo de incêndio e fumos, no lugar de Barreiro, freguesia da Junqueira, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, confrontando do norte com o prédio de Francisco José Pereira, do sul e do poente com terrenos de José Ferreira Várzea e D. Ana Maria dos Anjos Ferreira da Costa e do nascente com caminho público. (…)

22 DE JANEIRO DE 1955 Horácio Ferreira da Costa Faleceu na cidade do Recife (Brasil), o sr. Horácio Ferreira da Costa, de 43 anos de idade, comerciante, natural da freguesia da Junqueira, deste concelho, filho do sr. António José da Costa Júnior e da sr. D. Idalina Ferreira da Costa (já falecidos). O extinto era irmão das sras. D. Cândida Ferreira da Costa Várzea, D. Maria Amélia Ferreira da Costa e D. Maria dos Anjos Ferreira da Costa e dos senhores Eduardo Ferreira da Costa, ausente no Brasil e dr. António Ferreira da Costa e cunhado da sra. D. Eurícide Portela Ferreira da Costa e do sr. Engenheiro José Ferreira Várzea. Será celebrada missa do 7º dia na próxima 2ª feira, pelas 8 e meia horas, na Igreja Matriz da Junqueira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s