Pe. Manuel Gomes da Costa

Dados biográficos:

– filho de Maria Dias Fernandes e de Domingos Gomes da Costa

nascido a 24 de Dezembro

Notícias completas:

10 DE ABRIL DE 1948 Está bastante doente a sra. D. Maria Dias Fernandes, veneranda mãe do sr. Padre Manuel Gomes da Costa, nosso estimado Pároco. Desejámos-lhe melhoras.

8 DE MAIO DE 1948 Junqueira, 4 Na sala de aula da Escola do sexo masculino desta freguesia, realizou-se, no dia 28 do mês findo, com extraordinário brilho, uma sessão de homenagem ao sr. dr. Oliveira Salazar, comemorativa do XX Aniversário da sua entrada para o Governo da Nação. A sala estava lindamente ornamentada, e a assistência era bastante numerosa. Presidiu à tocante cerimónia, por indicação de um dos Professores, o sr. Presidente da Junta, secretariado pelos srs. Carlos G. S. Capela, Manuel Domingues Leite de Sá, dr. Carlos Pinto Ferreira e o pároco desta freguesia. Falaram, enaltecendo a obra portentosa do enérgico estadista, os srs. Pároco, dr. Carlos Pinto Ferreira, os dois professores e as duas professoras da freguesia, cujos discursos causaram na assistência a melhor impressão. A sessão foi aberta pelo Hino Nacional e terminou com o Hino da Mocidade.

29 DE DEZEMBRO DE 1948 Junqueira, 23 Faz anos amanhã o nosso estimado pároco sr. Padre Manuel Gomes da Costa. A S. rev enviamos os nossos sinceros parabéns.

8 DE JANEIRO DE 1949 Junqueira, 30 De Gavião, Famalicão, regressou há dias, afim de consoar com o seu filho sr. Pe. Manuel Gomes da Costa, pároco desta freguesia, o sr. Domingos Gomes da Costa e sua esposa. – C.

4 DE JUNHO DE 1949, Junqueira, 25 (Atrasada) Tem obtido melhoras, o que muito estimamos, o sr. Domingos Gomes da Costa, pai do nosso Reverendo Pároco.

1 DE SETEMBRO DE 1956 Junqueira, 27 Casamentos No passado dia 23 do mês corrente, realizou-se p enlace matrimonial da menina Maria Amélia Nogueira Amorim, filha do sr. Paulino da Costa Amorim e da sra. D. Maria da Silva Nogueira e neta do sr. Horácio da Silva Nogueira, digno Presidente da Junta desta freguesia e da sra. D. Amélia da Silva Ribeiro, com o sr. Paulino Gomes da Costa Amorim, filho do sr. José da Costa Amorim (já falecido) e da sra. D. Maria Gomes da Silva Casanova.O casamento realizou-se no Santuário do Sameiro, em Braga, tendo presidido ao acto solene e celebrado a Missa o reverendo Pe. Manuel Baptista de Sousa, Pároco dos nubentes, acolitado pelo reverendo Pároco Manuel Gomes da Costa, Pároco de Gavião. Paraninfaram a cerimónia religiosa o sr. Comendador Francisco de Lima Amorim e sua ex.ma esposa, sra. D. Georgete Amorim. Findo o acto religioso, teve lugar, num Restaurante daquela cidade, o almoço; e, pelas 20 horas, foi oferecido a todos os convidados, em casa do noivo, um primoroso copo de água, durante o qual o nosso reverendo abade, numa brilhante alocução, enalteceu as qualidades dos nubentes, formulando votos pelas suas constantes felicidades. Agradeceu, comovido, o avô da noiva, sr. Horácio Nogueira. Aos noivos, endereçamos os nossos sinceros e prósperos dias no futuro.

5 DE OUTUBRO DE 1957 Junqueira, 26 Casamento – No último dia 19 de Setembro, consorciou-se no Santuário do Sameiro, em Braga, a menina Fernanda Souto Magalhães, estimada filha do importante e conceituado comerciante desta freguesia, proprietário da “Casa Quelhas”, sr. António Ferreira da Costa Magalhães, com o sr. Joaquim Ferreira da Costa, comerciante em Angola. Depois da cerimónia religiosa, foi oferecido aos numerosos convidados um lauto almoço num restaurante daquela cidade, perante o qual usaram da palavra o pároco da freguesia dos noivos, Pe. Manuel Baptista de Sousa, o Pároco de Gavião – Famalicão, Pe. Manuel Gomes da Costa e o professor aposentado sr. José Lopes da Costa, que focaram, em brilhantes improvisos, as excelentes qualidades dos noivos. A estes, que em breve partem para Angola, desejamos muitos prosperidades no futuro.

12 DE DEZEMBRO DE 1959 Junqueira, 2 Casamento No passado dia 28 de Novembro, contraíram matrimónio na Igreja Paroquial desta freguesia, a menina Maria Alice Nogueira Amorim, filha do sr. Paulino da Costa Amorim e da sra. D. Mariana da Silva Nogueira e neta do sr. Horácio da Silva Nogueira e da sra. D. Amélia da Silva Ribeiro, e o sr. Júlio Balazeiro Amorim, filho do sr. Júlio da Costa Amorim e da sra. D. Maria Balazeiro Amorim. O acto religioso, que foi celebrado pelo pároco desta freguesia, teve início às 11 horas. No fim, o celebrante fez a costumada alocução, lembrando aos noivos os seus novos deveres de marido e esposa e indicando-lhes o caminho a seguir para encontrarem a felicidade no matrimónio. Findas as cerimónias religiosas, os convidados dirigiram-se para a Quinta do Cerqueiral, propriedade do avô da noiva, onde foi servido um lauto banquete. Aos brindes falaram os srs. Dr. Carlos Pinto Ferreira e Pe. Manuel Gomes da Costa, ex-pároco desta freguesia, que enalteceram as qualidades dos noivos e de suas famílias, augurando-lhes um futuro risonho e feliz. Em seguida, o sr. Horácio da Silva Nogueira, avô da noiva, agradeceu a todos os convidados a sua presença e dirigiu os últimos conselhos. Pelas 18 horas, os convidados acompanharam os nubentes à sua nova residência, no lugar de Chantada, onde lhes foi servido um finíssimo copo de água. Aos noivos, os nossos desejos de que constituam um lar, onde reine sempre a paz e a alegria. – C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s